Mais um ano, e com ele, mais novidades. No ramo da construção civil, não é diferente. Confira as principais tendências de construção para 2020! 

 

1) Materiais mais modernos 

Há muitos materiais tecnológicos que vêm sendo desenvolvidos para modernizar a construção civil. 

Para este ano, o drywall, conhecido como construção a seca, é uma tendência a ser cada vez mais utilizada. Esse material condiz em chapas de gesso aparafusadas em estruturas de aço e substitui a alvenaria na execução de etapas da obra, como na instalação de paredes internas e divisórias.

É mais leve que outros materiais, ocupa menos espaço, oferece conforto termoacústico, além de ser fácil de utilizar e ser responsável por diminuir o tempo de duração da obra. 

Além do drywall, há a modelagem 3D e os vidros inteligentes. O primeiro é um método que o projetista consegue mostrar à equipe de engenharia e ao dono da construção, espaços ou estruturas de construção em tamanho real antes do início das obras. Dessa forma, é possível evitar desperdícios de materiais, diminuir custo e até testar ideias variadas antes de colocar tudo em prática. 

Já o segundo, são vidros capazes de controlar a absorção de luz e calor com um simples toque. Há uma redução de até 25% nos gastos com iluminação e controle de temperatura de ambiente dentro da casa, como ar-condicionado. 

 

2) Sustentabilidade 

A sustentabilidade é algo cada vez mais presente nas casas e empreendimentos brasileiros e, por consequência, buscado pelas pessoas. 

Para 2020, o aproveitamento de recursos é uma das alternativas sustentáveis que estará em alta. Dentre as várias medidas, destaca-se o uso reciclado do concreto, já que ele é um dos maiores responsáveis pela emissão de gás carbônico (CO2) ao meio ambiente. 

Ao optar por esse tipo de reciclagem na construção é possível aliar a redução de poluentes e, ao mesmo tempo, garantir um bom custo benefício na hora de adquirir materiais para a obra. E o melhor: não interfere em nada na segurança e qualidade da construção! 

Além disso, placas solares e mecanismos de reaproveitamento de água são algumas das tendências já existentes e com mais adeptos ainda ao longo de 2020, já que poupar no consumo familiar mensal, tanto de luz, como de água, se tornou uma prioridade para quem deseja construir o lar dos sonhos. Confira nosso conteúdo sobre o passo-a-passo de instalação da energia solar. 

 

3) Casas inteligentes

Outra tendência a ser aprimorada neste ano é quanto os empreendimentos inteligentes, ou seja, a interconexão digital de objetos do dia a dia com a internet. Inclusive, imóveis já vem sendo construídos estrategicamente para estarem aliados a essa prática.

Por isso, se você pensava que ligar ou desligar eletrodomésticos com um clique por um celular ou tablet era algo bem distante, se enganou. Logo, tudo estará mais fácil ainda de ser controlado pela palma das mãos. Prova disso é uma pesquisa do Google Brasil, em que mostrou que até 2021, cerca de 327 milhões de casas ao redor do mundo terão ao menos um aparelho conectado, dando início à consolidação das casas inteligentes.

Incrível, não é?

 

Leia ainda: Como construir uma casa segura para idosos