Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

A população brasileira envelhece depressa. Segundo o IBGE, daqui a 20 anos, o número de idosos deve superar o número de crianças e adolescentes até 20 anos.

Pensando nisso, que tal construir uma casa segura para esta faixa etária? Ainda que você, seus pais ou filhos ainda não sejam tão velhinhos, prevenção é a palavra-chave nessas situações.

Confira algumas dicas de como construir uma casa segura para os idosos!

 

Cuidado com as escadas

 

Sua casa pode até não ter segundo andar, mas com certeza alguma escada móvel ela tem ou vai precisar ter, seja para trocar uma lâmpada ou para limpar aqueles cantinhos da casa mais difíceis de alcançar.

Por isso, o ideal é manter o objeto longe dos idosos e orientar que eles peçam ajuda caso precisem pegar algo mais alto.  O mesmo vale para bancos e cadeiras, que não devem ser utilizados para outras funções, além de sentar, uma vez que o risco de acidentes é alto.

No caso de segundo andar, não esqueça de construí-las com corrimão e bem sinalizadas. O piso da escada também deve ser antiderrapante, se possível.

 

Os banheiros

 

Falando em derrapar, invista em pisos que sejam antiderrapantes também no banheiro. O mesmo vale para os tapetes que ficam ao longo do cômodo e dentro do box.

Outras adaptações também devem ser levadas em conta, como a instalação de barras de apoio dentro do box e ao lado do vaso sanitário e da pia.

 

Tomadas e fios

 

Muitas das vezes achamos que se preocupar com tomadas e fios é mais para quando temos bebês e crianças em casa. Mas isso não é verdade.

À medida que envelhecemos, podemos ir perdendo a capacidade de executar algumas ações básicas ou mesmo esquecendo de executá-las.

Por isso, não deixar fios expostos é uma ótima dica na hora de construir a sua casa. Vale em qualquer idade, para qualquer situação, mas principalmente com mais velhos, devido ao risco deles tropeçarem nestes fios.

Para ninguém tomar choque, os protetores de tomada também não devem ser limitados a quando temos crianças no lar. Devem ser colocados em todas as tomadas ou, ao menos, nas principais e em evidência na casa.

 

Bastante espaço

 

Bastante espaço é ideal em todas as situações, mas na 3ª idade, ainda mais. Móveis muito baixos podem acabar não estando no campo de visão dos idosos, e eles podem acabar esbarrando e se machucando.

Caso o idoso faça o uso de bengalas ou cadeira de rodas, o espaço fica ainda mais comprometido. Portanto, é importante levar isso em consideração ao construir sua casa.

Libere o máximo de espaço que conseguir e construa portas adaptadas. Os idosos agradecem! 🙂

 

Na hora de construir a casa, alguns erros gerais também são comuns. Veja os principais e como evitá-los!