A Energia Elétrica é um item indispensável de consumir. Cada dia mais caro, ela é responsável por reter uma grande parcela da renda das famílias brasileiras. Apesar disto, existe uma alternativa que pode diminuir o preço do consumo de energia em até 95%: a luz do sol. Saiba como implantar energia solar na sua casa ou empresa!

 

Funcionamento da energia solar

A implantação de energia solar é uma das alternativas eficazes para um crescimento urbano sustentável.

Esse tipo de energia é feita a partir de um sistema fotovoltaico. Isso é, um conjunto de equipamentos que fazem a conversão direta da luz do sol em energia elétrica. A partir desse sistema, é possível a utilização de qualquer equipamento elétrico dentro de uma casa ou empresa. 

As placas solares são as responsáveis por iniciarem todo o funcionamento do sistema, em que são instaladas sobre os telhados para a livre captação da luz do sol e a posterior conversão. 

Após essa captação, a energia é enviada ao inversor fotovoltaico, equipamento que converte essa energia para o padrão de nossa rede elétrica e distribui pela casa ou empresa para o seu consumo. 

Caso não haja consumo no momento da geração de energia, ela passa pelo quadro de força e é injetada na rede elétrica da distribuidora. E assim é criado como  “créditos de energia” para serem utilizados durante a noite (quando não há conversão). 

 

Passo a passo 

Com quatro passos, é possível ter energia solar em sua casa. São esses: 

  • Simulação: Estipular o tamanho do sistema é o primeiro passo, já que a quantidade de energia que cada pessoa ou família consomem varia entre si. Para isso, basta analisar a conta de luz e o consumo mensal;
  • Orçamento: Outro ponto importante é fazer a média dos gastos, ou seja, quanto tudo vai custar. Para ter uma média desse valor, basta realizar pesquisas de diferentes empresas do mercado e escolher a que mais atende às suas necessidades;
  • Instalação: Após o orçamento, tem-se a finalização de todo o projeto por parte da empresa contratada e a compra de equipamentos. Em seguida, inicia-se a instalação, que se recomenda ser feita por profissionais capacitados. Nesse processo, há o agrupamento de vários módulos solares formando um painel solar e instalação do inversor local.
  • Vistoria da distribuidora: Depois da conclusão da instalação, caberá à distribuidora fazer a vistoria do sistema, realizar a conexão necessária e também a troca de medição de energia especial. E, pronto, já pode aproveitar e consumir a sua energia elétrica com tranquilidade e muita economia.

 

Benefícios 

São muitos benefícios para implantar energia solar na sua casa ou empresa!

Além de ser uma economia para o bolso, esse sistema tem uma vida útil longa, pouca manutenção, apresenta rápido retorno sobre o investimento e possui uma geração limpa e silenciosa. Ainda, valoriza e muito o imóvel para uma possível e futura venda.