Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

Com a transformação digital que o mundo vive de alguns anos para cá, é raro que uma grande empresa, hoje, não tenha um setor ou área voltados para a inovação e a tecnologia. 

Quem ainda não tem, ao menos, se preocupa com a questão e sabe dessa necessidade. 

Algumas companhias, inclusive, mesmo sem um setor próprio, apostam em comitês e grupos de trabalho para que, no mínimo, o tema possa ser discutido internamente. 

A Soma Urbanismo, sabendo desta tendência e vislumbrando as oportunidades no horizonte, fundou, então, em meados de 2020, o seu próprio setor de Inovação e Tecnologia. 

Você sabia?

No post de hoje, vamos conferir mais detalhes de como a área se organiza e quais são os seus principais objetivos! 

O que é inovação

Não adianta falar de um setor de inovação e tecnologia sem, antes, entender o que esta primeira palavra significa, não é mesmo? 

Pois bem!

Apesar de bastante amplo, o conceito de inovação, do latim innovatio, pode ser resumido como a criação de algo novo, que pode ser uma ideia, um processo, um produto ou um serviço. 

Ao contrário do que muitos pensam, a inovação pode, sim, se relacionar com a tecnologia, mas não apenas. No geral, podemos dizer que o principal ponto para algo ser considerado inovador é o fato dele poder romper com um jeito antigo ou menos prático de se fazer as coisas.  

A inovação desempenha um papel fundamental na economia de uma cidade, de um Estado ou país, podendo ocorrer em diversos contextos, de empresas privadas a setores governamentais, passando por organizações sem fins lucrativos e até mesmo a vida cotidiana das pessoas.

Como funciona o setor de Inovação e Tecnologia 

Dito isso, o setor de Inovação e Tecnologia da Soma Urbanismo foi criado com o objetivo de levar a cultura da inovação para dentro da empresa, bem como identificar novos negócios, oportunidades e tendências para ela, agregando mais valor ao serviço prestado e entregue aos clientes.

“Desde a criação do setor, já promovemos diversos workshops, visitas técnicas, palestras, eventos, entre outros. Também temos como objetivo promover a melhoria contínua dentro da Soma, trabalhando para que os resultados sejam cada vez melhores, seja nos produtos, serviços ou processos internos”, explica o diretor de Inovação e Tecnologia, Flávio Aguilar.

Além de tudo que vamos citar ao longo do texto, quer ver outros exemplos práticos de onde o trabalho do setor está presente? 

A Sany, nossa representante virtual, é um desses exemplos, bem como os processos que utilizamos em nossas obras para que elas sejam mais rápidas sem perder a qualidade! 

Workshops

Os workshops, como colocado por Aguilar, são um dos pilares do setor de Inovação e Tecnologia da Soma Urbanismo. 

Segundo o analista de Inovação e Tecnologia, Yuri Nico: “os workshops são feitos de forma colaborativa e trazem temas e pontos de discussão sugeridos pelos próprios colaboradores, além de serem momentos para nos reencontrarmos e reunirmos toda a equipe”.

Em mais de três anos de setor, já foram promovidos workshops sobre melhoria contínua, perfis comportamentais, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ESG, sobre o pacote Microsoft 365, entre muitos outros.  

Visitas técnicas

As visitas técnicas também funcionam como um outro pilar do setor de Inovação e Tecnologia.

Além de estreitar laços e permitirem o networking da equipe Soma com as equipes de outros parceiros externos, o objetivo delas também consiste em se aprofundar nos processos de empresas que são referência no assunto.

Assim, é possível a extração de insights preciosos e o proveito máximo na replicação e adaptação de determinados processos e fluxos internamente. 

Isso, é claro, visando a maior produtividade e entrega de resultados da Soma! 

Desde 2020, já foram realizadas visitas técnicas no FindesLab – a Soma é uma das madrinhas do projeto – , no Base27 – onde temos até uma sala própria e somos uma das mantenedoras -, no Bússola Hub – também parte do Grupo Soma -, no Observatório da Indústria, em hubs de inovação parceiros no Sul do Brasil, entre outros locais. 

Eventos

A inovação requer mudança de mindset, criatividade e também bastante investimento em pesquisa e desenvolvimento

Para se atualizar das tendências e do que vem sendo executado a nível nacional e internacional no mercado de loteamentos, é essencial a participação em congressos, seminários, palestras, rodas de conversa e eventos de maneira geral. 

Por isso, por fim, mas não menos importante, a promoção e a participação em eventos locais, Brasil e mundo afora também fazem parte da rotina do nosso setor de Inovação e Tecnologia. 

Desde que o setor foi fundado, foram muitos os encontros que a equipe Soma teve a oportunidade de promover e/ou estar presente representando a empresa. 

O mais recente foi o “Operational Excellence Summit’, em São Paulo, que reuniu os maiores especialistas em excelência operacional de empresas renomadas e proporcionou insights valiosos sobre as tendências em ascensão.

Quem marcou presença no evento foi a nossa equipe de Melhoria Contínua, parte do setor de Inovação e Tecnologia!

Para ficar por dentro de tudo, vale acompanhar as atualizações das nossas redes sociais

Novidade: SOMAVC

Fora os pilares, o SOMAVC também é como um “braço” do setor de Inovação e Tecnologia da Soma.

Além de aprimorar os processos internos da loteadora, a iniciativa também atua com o Corporate Venture Builder e participa de Programas de Inovação Aberta onde desenvolvem-se testes, provas de conceito, estabelece-se parcerias e cocria-se soluções. 

Assim, o SOMAVC busca constantemente parcerias com startups que compartilham uma visão de criação de ambientes inspiradores e disruptivos. 

Se você acha que a sua ideia ou startup tem o potencial de receber um aporte do Corporate Venture Capital, não deixe de dar uma olhada em sua página principal

Proptechs, fintechs, construtechs e startups que ofereçam soluções de ESG conectadas ao mercado imobiliário ou soluções inovadoras para melhorar a forma como nos deslocamos nas cidades, fazem parte das verticais de investimentos procuradas. 

E você? Já sabia de tudo isso que o setor de Inovação e Tecnologia faz? Confira a nossa página especial do blog voltada ao tema!