Durante o mês de abril, a Soma Urbanismo visitou diversos hubs e entidades voltadas para a inovação no Espírito Santo e também fora do Estado. 

O objetivo principal, além da conexão com outros profissionais e empresas referências e a busca por inspirações, foi impulsionar e fortalecer o setor como um todo. 

Vamos ver como foi cada um dos encontros?

Observatório da Indústria Findes 

A primeira visita do mês foi realizada nas instalações do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória, capital do Espírito Santo. 

Durante o encontro, o setor de inovação conseguiu aprender bastante com outros especialistas da área e conhecer as mais recentes pesquisas e tendências tecnológicas do mundo. 

Fundado no ano passado, o Observatório da Indústria fica localizado no oitavo andar da sede da Findes e atua com inteligência e análise de dados, contribuindo para a competitividade da indústria, para a tomada de decisões de investidores e para a definição de políticas públicas de desenvolvimento.

“Ficamos especialmente empolgados com a sinergia entre os observatórios, uma vez que o Observatório que a Soma está buscando extrair e analisar dados externos para auxiliar na tomada de decisão estratégica. Estamos ansiosos para aplicar os aprendizados dessa visita no trabalho e maximizar o potencial do nosso observatório para impulsionar o crescimento e a inovação da Soma”, finalizou a analista de Inovação, Morgana Zanetti.

Vale lembrar que, desde 2019, a Soma Urbanismo é uma das oito empresas madrinhas do Findeslab, o hub de inovação da federação.

Junto a empresas como Shell, Vale e Unimed, a loteadora é a única do interior do Espírito Santo e a única do ramo da construção civil.

Relembre como foi uma das visitas técnicas de nossa equipe por lá. 

Instituto Caldeira 

Já a segunda visita foi no Instituto Caldeira, o maior hub de inovação do Rio Grande do Sul. 

Situada em Porto Alegre, a empresa ocupa uma área de 22 mil metros quadrados, onde ficavam instaladas as fábricas da Renner e, mesmo fundada há apenas dois anos, já conta com mais de 100 empresas residentes, destas, gigantes da tecnologia, como Google, AWS e até instituições públicas, como a Secretaria de Inovação do município de Porto Alegre. 

Todo o projeto inicial do Instituto Caldeira foi idealizado por Fred Renner, bisneto do fundador das Lojas Renner, senhor A J Renner. 

“Este exemplo nos inspira muito, pois o Grupo Soma vem atuando fortemente no apoio à formação e amadurecimento dos ecossistemas de inovação nos municípios onde estamos presentes”, afirmou o diretor de Inovação da Soma Urbanismo, Flávio Aguilar. 

Bônus: BButton Ventures

Além das visitas ao Observatório da Indústria da Findes e ao Instituto Caldeira, a equipe da Soma Urbanismo também esteve na Imersão em Investimento Anjo, em parceria com a BButton Ventures.

Não chegou a ser uma visita, pois a BButton Ventures é parceira da loteadora e faz parte do Grupo Soma. 

Entretanto, vale destacar também este momento, que teve o objetivo de explorar as melhores práticas de investimento em startups.

O evento contou com a presença do empreendedor e fundador Amure Pinho, que compartilhou sua vasta experiência como investidor-anjo em mais de 40 startups, além de tópicos relevantes como a avaliação de oportunidades de investimento e a gestão de portfólio.

“Estamos bastante animados com a possibilidade de aplicar esse conhecimento na estruturação do nosso Corporate Venture Capital, identificando e investindo em startups com potencial de sinergia com seus negócios”, comentou Aguilar, que também é CEO da BButton Ventures.

Veja como foram os encontros em nossa galeria de fotos:

Confira outros posts da categoria Inovação!