Diferentes tipos de softwares, métodos e técnicas que auxiliam no planejamento e acompanham a gestão de toda obra estão cada vez mais comuns nas loteadoras e construtoras Brasil afora.

A Soma Urbanismo é uma delas, e acredita nesses processos para melhoria de cada empreendimento que entrega.

“Nós trabalhamos para reduzir os prazos de obra em diferentes frentes. A primeira é tornando os projetos mais compatibilizados, com a utilização de softwares que dão um melhor detalhamento do projeto. A segunda é modificando e adotando novos sistemas construtivos. Por aqui já utilizamos, por exemplo, tubos de PVC para drenagem, e uma máquina pavimentadora, algo pioneiro nas construções aqui no ES”, explica a Gerente de Projetos da Soma Urbanismo, Lineker Bis Hoffman. 

Confira 5 processos utilizados por nós para entregar o melhor para você e sua família!

1) BIM

A plataforma BIM, que significa Modelagem da Informação da Construção na tradução para o português, é considerada um novo conceito na área de projetos e construções.

Ela permite que todo o gerenciamento da documentação, coordenação e simulação real do projeto sejam feitos via a própria plataforma. Além disso, por meio dela, também é possível visualizar todas as etapas da obra, do planejamento à operação e manutenção.

Você pode conhecer sobre as funcionalidades e vantagens da ferramenta BIM neste post aqui.

2) Civil 3D

O AutoCad Civil 3D é considerado essencial para todos os projetos de infraestrutura, já que o software é uma versão específica para projetos de Engenharia.

Com o Civil 3D é possível realizar todos os projetos de forma automatizada para facilitar os desenhos, adaptações futuras e cumprimento de todas as especificações com agilidade. 

3) Infraworks

Já o Infraworks permite gerar os modelos 3D dando liberdade na criação de propostas de infraestrutura muito rapidamente, graças ao Autodesk.

Além disso, o software é mais utilizado nas fases de Planejamento e Concepção de Projeto. 

4) MS Project 

O MS Project é mais um dos softwares utilizados pela Soma Urbanismo. 

O programa é focado em gerenciamento de projetos e atua em diferentes etapas da gestão.

Além de tarefas como planejamento e controle, ele proporciona aos profissionais algumas facilidades como calendários detalhados, distribuidores automáticos de tarefas e visualização de dados em vários ângulos e outras vantagens. 

Por oferecer muita praticidade e versatilidade de aplicação, ele é o software de maior aceitação mundial para gerenciamento de projetos. 

“Nós utilizamos o MS Project e o Sienge não apenas para planejamento e orçamento, como também para gerir o acompanhamento das obras”, afirma Lineker. 

5) Sienge

Com o Sienge é possível acompanhar a evolução do projeto por meio de indicadores e um cronograma financeiro em tempo real.

Além disso, por meio do software, é possível melhorar o controle de custos, com uma gestão adequada de estoque de materiais da obra.

Não só de softwares se faz um bom empreendimento

É claro que essa lista de softwares e processos faz toda diferença no dia a dia da Soma Urbanismo. Mas isso não é tudo na hora de construir um bom loteamento!

“Nós temos diversos profissionais em nossa equipe, entre engenheiros civis, arquitetos, engenheiros de produção e técnicos, que atuam em etapas específicas de todo o processo para garantir que a obra seja entregue no prazo ou de preferência antes, com toda a qualidade Soma Urbanismo”, conta a gerente de projetos. 

Com o trabalho e dedicação dos profissionais da Soma Urbanismo, todos os empreendimentos são construídos e entregues sempre com alta qualidade e padrão. 

“Não é só uma ação que muda o prazo e a agilidade da obra, mas sim todo o conjunto de técnicas inovadoras utilizadas, a compatibilização dos projetos e uma gestão de obra competente”, finaliza Lineker. 

Conheça mais diferenciais que só a Soma pode te oferecer!