Nem só de ChatGPT viverá a inteligência artificial! 

Como já falamos um pouco por aqui, nos últimos anos, as inovações tecnológicas têm transformado nossas vidas e a maneira como vivemos. 

O que, antes, parecia coisa de filme de ficção científica, agora já faz parte da nossa realidade. E é como dizem por aí: o futuro já começou!

À medida que a inteligência artificial (IA) continua a evoluir e se tornar cada vez mais acessível, sua presença em nossas casas se tornou um caminho sem volta. 

Desde assistentes virtuais e sistemas de automação residencial até dispositivos de segurança e eletrodomésticos inteligentes, a IA tem desempenhado um papel fundamental na transformação de nossos lares em ambientes mais eficientes, seguros, adaptados às nossas necessidades e o melhor de tudo: sustentáveis! 

Vamos falar mais sobre isso no post de hoje? 

Acompanhe! 

Casa inteligente + IA = casa do futuro 

O que é uma casa inteligente 

O conceito de casa inteligente existe já não é de hoje. 

Por definição, este é um ambiente integrado, conectado, automatizado e com sensores que permitem controle automático de uma ampla variedade de dispositivos eletrônicos e eletrodomésticos em sua casa.

Mas, sabe aquela história da gente sempre poder melhorar aquilo que já é bom? 

Foi exatamente o que aconteceu com a chegada da inteligência artificial às nossas vidas!

O que é a inteligência artificial

Também recorrendo ao conceito de inteligência artificial, para que a gente consiga entender melhor esse movimento: a IA é uma inteligência composta por sistemas e algoritmos capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana. 

Ela envolve a criação de programas de computador que podem aprender, raciocinar, tomar decisões e solucionar problemas de maneira autônoma.

Legal, né? 

Exemplos de inteligência artificial que já utilizamos no dia a dia

• Assistentes virtuais

• Atendimento ao cliente

• E-mail

• Redes sociais

• Serviços de streaming

• Games

• Bancos

• Google

• Comércio eletrônico

• Segurança digital

• Recursos humanos

• Aplicativos de GPS

Algumas tendências da inteligência artificial nas residências

• Assistentes de voz

• Iluminação inteligente

• Fechaduras digitais

• Câmeras inteligentes

• Detectores de incêndio

• Eletroeletrônicos

Já em testes, alguns sistemas integrados com inteligência artificial conseguem observar os padrões e preferências do usuário para sugerir ações e melhorar a experiência de moradia como um todo. 

E a casa do futuro?

Com centenas de algoritmos e IA trabalhando ao nosso favor, a casa do futuro é, justamente, essa casa não apenas hiperconectada, mas que dá a você e sua família o que precisam com a ajuda da inteligência artificial. 

Seja por reconhecimento por voz, seja pela possibilidade de explorar diversos caminhos criativos e inovadores, não apenas na moradia, como na construção da casa, a casa do futuro chegou com tudo. 

Por meio da automação residencial, ela possui um único sistema de controle de todos os dispositivos da casa e, ainda, percebe o ambiente, por meio dos sensores, tomando atitudes conforme ele muda. 

Dá pra imaginar? 

Leia também: O que são construtechs e como estão revolucionando o mercado 

Vantagens da casa do futuro 

Mais conveniência

Já pensou em controlar diversos dispositivos e sistemas de sua casa com facilidade, seja por meio de um aplicativo em seu smartphone, comandos de voz ou programações automáticas? 

A casa do futuro, hoje, já te possibilita isso, se tornando mais conveniente ajustar a temperatura, iluminação, segurança e muito mais, de onde você estiver!

Economia de energia 

A casa do futuro, através de seu sistema de automação residencial, pode ajudar a reduzir o consumo de energia do seu lar.

Por exemplo, você pode programar seu termostato para ajustar a temperatura automaticamente quando ninguém estiver em casa, ou controlar o uso de luzes e eletrodomésticos remotamente para evitar desperdícios.

Além disso, muitos dispositivos inteligentes podem ser integrados uns aos outros, criando um verdadeiro ecossistema. 

Você pode configurar cenas automáticas que ajustam simultaneamente a iluminação, temperatura e música para diferentes ocasiões, como assistir a um filme ou receber convidados.

Demais, não é?

Segurança garantida 

Sistemas de segurança inteligentes das casas do futuro oferecem recursos avançados, como câmeras de vigilância, sensores de movimento e alarmes, que podem ser monitorados e controlados remotamente. 

É mais tranquilidade e ajuda para proteger sua casa!

Mais acessibilidade

A automação residencial presente na casa do futuro pode tornar a vida mais fácil até para  pessoas com mobilidade reduzida ou deficiências. 

Controles por voz e sistemas automatizados podem ajudar a realizar tarefas diárias, como abrir portas, controlar aparelhos e até mesmo fazer chamadas de emergência.

Valorização do imóvel 

Por fim, mas não menos importante, a adição de sistemas inteligentes pode aumentar o valor de revenda de sua casa do futuro. 

Muitos compradores procuram por casas com automação residencial, pois reconhecem os benefícios em termos de comodidade e eficiência energética. O valor investido, hoje, compensará lá na frente, quando você for colocar o seu preço para vendê-la. 

Continue no assunto: Posso revender meu lote mesmo sem estar quitado?

Como ter uma casa do futuro no Norte do Espírito Santo 

Para quem mora no Norte do Espírito Santo e procura por uma casa do futuro ou gostaria de transformar a sua em uma, uma recomendação é buscar os serviços oferecidos pela Ilúmyne Tech Home

Pioneira em automação residencial e casa na região, a Ilúmyne vem com a missão de proporcionar experiências sensoriais de uma casa inteligente, fornecendo inovações tecnológicas através da automação, iluminação, áudio, vídeo e integração dos demais equipamentos da residência.

A empresa trabalha com o sistema FIBARO, líder na fabricação de dispositivos inteligentes e a empresa que mais cresce no setor de automação residencial. 

Presente em todos os continentes, em mais de 100 países, seus dispositivos são 

projetados, desenvolvidos e fabricados na Polônia. Em seu portfólio, conta, ainda, com mais de 30 patentes e 150 projetos industriais, do conceito à execução, do design ao hardware.

Faça um orçamento pelo e-mail contato@ilumyne.com.br, pelo telefone (27) 3130-9040 ou pelo WhatsApp no número (27) 99808-7931. 

Além de uma grande parceira da Soma Urbanismo, a Ilúmyne fica também em sua cidade natal, em São Mateus, na Rod. Othovarino Duarte Santos, N° 202 – Sernamby, São Mateus – ES. 

Entre em contato!