Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

Quem pensou que a inteligência artificial chegaria às nossas casas por meio de robôs iguais aqueles que assistimos nos filmes de ficção científica estava meramente enganado.

Hoje, os “robôs” estão presentes em objetos simples e que jamais poderíamos imaginar, e a inteligência artificial vem invadindo as casas – e as nossas vidas – de forma natural.

Desde a simplicidade de controlar nossas casas com comandos de voz até a sofisticação de equipamentos inteligentes que entendem nossos hábitos, passando por serviços de streaming e sistemas de irrigação inteligente e gerenciamento de resíduos: o futuro com a Inteligência Artificial é bastante promissor. 

Você está preparado ou preparada para uma vida mais conectada? Uma vida mais eficiente? 

Se ainda não, ainda há tempo! Quer saber como? 

Veja alguns exemplos de como essa tecnologia já faz parte do nosso dia a dia no post de hoje! Acompanhe! 

Assistentes virtuais  

Talvez você possa não saber, mas sabe o assistente virtual que você provavelmente tem disponível no seu celular? Isso já é a inteligência artificial (IA) funcionando!

Cada assistente virtual possui um sistema de IA que a permite responder questionamentos e executar diversas ações como ler as notícias do dia, configurar um alarme, saber como está o clima externo, entre outros.

Quando pensamos na aplicação disso dentro de casa, as possibilidades são ainda maiores!

Com a ajuda da Alexa, assistente da Amazon – ou da Siri, da Apple, ou da Cortana, da Microsoft – é possível dar ordens a produtos conectados à assistente virtual, como acender ou apagar as luzes e colocar certa música para tocar no ambiente.

Falamos um pouco mais sobre esse assunto no post que fizemos sobre tendências da construção civil para 2023. Clique e confira! 

Aparelhos inteligentes

Pensa que parou por aí?

Diversos aparelhos inteligentes (parte da Internet das Coisas ou IoT), dotados de IA, já invadiram nossos lares faz tempo sem que a gente sequer tivesse percebido. A sua SmartTV da sala é um deles, por exemplo.

Mas tem mais: o robô inteligente que aspira a casa sozinho e diversas câmeras de segurança também já possuem conexão com a IA, bem como outros aparelhos de segurança mais sofisticados, como os voltados ao reconhecimento facial e de retina, feitos para a segurança de portas.

Os eletrodomésticos também não ficam de fora.

Hoje, geladeiras podem criar listas de compras com base no conteúdo interno, fornos reconhecem e cozinham alimentos de acordo com receitas selecionadas, e máquinas de lavar otimizam ciclos de lavagem para economizar energia. 

E olha que isso são apenas alguns exemplos! Já existe até churrasqueira que funciona por controle remoto e inteligência artificial!

Dá pra acreditar? 

Pode ser assustador às vezes, mas além de simplificar nossas tarefas diárias, esses dispositivos inteligentes também podem diagnosticar problemas e até mesmo se comunicar diretamente com técnicos de manutenção em caso de falhas.

Leia também: Conheça o setor de Inovação e Tecnologia da Soma 

Casa automatizada  

Algo que também vem ganhando cada vez mais popularidade – sem precisar necessariamente de uma Alexa – são os softwares de automação residencial, que facilitam todas as tarefas que seriam realizadas pelo morador sem necessidade dele realmente intervir fisicamente.

Ligar e desligar as luzes, configurar as câmeras de segurança e ajustar a temperatura do ar-condicionado estão entre algumas das ações que podem ser realizadas, neste caso, com um simples clique no controle remoto, tablet ou celular.

De acordo com um levantamento recente da Fortune Business Insight, o mercado de automação residencial deve crescer dos atuais U$ 72 bilhões, para U$ 162 bilhões, em 2028, a nível global.

Já a nível nacional, devemos chegar a um crescimento de 30% nos próximos anos, graças ao aumento do interesse do consumidor pela Internet das Coisas (IoT) e a possibilidade de automatizar a residência de forma personalizada.

Serviços de streaming

Nossas preferências de entretenimento também não passaram despercebidas pela IA. 

Plataformas de streaming como Netflix e Spotify utilizam algoritmos de inteligência artificial para analisar nosso histórico de visualização e audição, oferecendo recomendações personalizadas de filmes, séries e músicas. 

Essa abordagem sob medida não apenas nos mantém engajados, mas também nos expõe a novos conteúdos que provavelmente gostaríamos. 

Não há muito para onde correr, não é mesmo? Concorda? 

Gerenciamento de resíduos

A IA também tem sido muito utilizada, nas casas, para um gerenciamento de resíduos inteligente e sustentável. 

Essa aplicação tem o potencial de fazer uma diferença significativa na eficiência e na sustentabilidade do gerenciamento de resíduos em ambientes residenciais e urbanos.

Os sistemas de gerenciamento de resíduos inteligentes utilizam tecnologias de sensores, conectividade e análise de dados para melhorar o processo de coleta e disposição de resíduos. 

Em latas de lixo, por exemplo, o nível de enchimento das mesmas é verificado em tempo real através de sensores ultrassônicos, infravermelhos ou baseados em outros princípios de detecção. 

Com base em suas leituras, o sistema pode determinar quando uma lata está ficando cheia e precisa ser esvaziada.

Bem legal, né? 

Sistemas de irrigação

A IA também já mostra a que veio não apenas dentro, como fora de casa, em paisagens e jardins residenciais. 

Sistemas de irrigação atuais e de última geração são equipados com sensores climáticos e alimentados pela inteligência artificial com o objetivo de alcançarem o equilíbrio perfeito entre a necessidade das plantinhas por água e as condições climáticas em tempo real. 

Os sensores monitoram fatores como temperatura, umidade do ar e luz solar, enquanto a IA analisa esses dados e os combina com informações sobre tipos de plantas e solo. Isso permite que o sistema determine a quantidade precisa de água necessária e programe a irrigação de acordo com ela. 

Com o tempo e todo um aprendizado de máquina, o sistema aprende os padrões de consumo de água das plantas, ajustando automaticamente os cronogramas de irrigação. 

Além de promover jardins mais saudáveis, esses sistemas inteligentes economizam água, reduzem os custos associados à manutenção e refletem um passo significativo em direção a ambientes verdes mais sustentáveis.

Uma excelente pedida tanto para quem tem uma casa com um quintal bacana, quanto para loteamentos e condomínios!
Agora que você já sabe como a inteligência artificial já invadiu as nossas casas, continue no assunto e não deixe de conferir também este post: Mercado de loteamentos vive era digital.