Na hora de escolher o lote ideal para você e sua família, certos pontos devem ser levados em consideração. Metragem, formas de pagamento e localização são alguns deles.

Sobre esse último, além da região e o seu potencial de crescimento, vale considerar também a segurança, a posição do terreno, se ele está em aclive ou declive, entre outros. 

No post de hoje, você confere um guia detalhado para tomar a decisão certa e fazer a melhor compra possível!

Acompanhe a leitura e saiba mais!

Avalie a estrutura da região e suas necessidades

O primeiro tópico para a melhor decisão da localização do seu lote se relaciona com a estrutura da região. 

Existem comércio e demais serviços básicos onde você está querendo comprar o seu lote? Padarias, farmácias, supermercados?

Se não, há a perspectiva de ter em breve? E escolas? Hospitais?

Tudo isso deve ser considerado na hora da compra. 

Outra questão a ser considerada é a facilidade de deslocamento e a mobilidade presente nesse lote

As ruas são preparadas para tráfego? Como são organizadas e estruturadas? Existe algum tipo de estrutura que permite um melhor fluxo? 

Tenha tudo isso em mente quando for avaliar a localização do seu terreno e você, com certeza, terá muito menos dor de cabeça!

Considere a metragem do terreno 

De igual maneira, a metragem do terreno não deve ser esquecida. 

Qual é a ideal e que atende às suas necessidades e às de sua família? Um de 200m²? 300m²? Ou quem sabe um pouco maior?

Peça ao corretor um projeto do mesmo e, caso já tenha uma ideia de planta baixa para a sua futura casa ou comércio, confira se se encaixa com o lote em que você está de olho.

Não se esqueça de, ainda, verificar as leis municipais e ver até onde você pode construir de acordo com o Plano Diretor Municipal (PDM) e outras regras que devem ser seguidas. 

Analise a posição do terreno 

Mais do que apenas verificar a metragem do terreno, você também deverá analisar a sua posição. 

E, quando falamos sobre isso, o ideal é que você preste bastante atenção nesse ponto por dois motivos: para verificar a respeito da incidência de luz solar e a presença de outros terrenos ao redor que, com a construção posterior, podem acabar mudando a dinâmica de como você havia imaginado a sua casa. 

Um melhor aproveitamento do sol gera bem-estar e pode fazer com que você até mesmo economize na conta de luz, caso pretenda instalar um sistema de energia solar na sua casa. 

Por outro lado, não utilizar o astro a seu favor pode causar um grande aquecimento no interior da sua casa. 

Tanto lotes sol da manhã e sol da tarde apresentam propostas diferentes, e é importante validar isso com um arquiteto hora de pensar na construção.

Ainda dentro desse quesito, questões como o lote ser de esquina ou não podem – e devem – ser avaliados aqui, cada um com suas vantagens e desvantagens. 

Cheque sobre a segurança do local 

A segurança é um fator imprescindível na hora de escolher o seu terreno.

Experimente conversar com antigos moradores da região em que está imaginando comprar o seu lote, bem como com comerciantes, para saber do seu histórico e se vale a pena comprar o lote no bairro. 

Da mesma forma, cheque sobre iluminação do local ou próximo dele. 

Dessa maneira, você garante que as ruas dos arredores estejam sempre bem iluminadas, facilitando a visão de quem anda à noite e coibindo a ação de suspeitos. 

Pondere a respeito da inclinação

Como já te contamos por aqui, o lote em aclive é aquele que, se visto da rua frontal, apresentará uma altura ao longo de sua extensão, ou seja, ele possui um fundo elevado em relação ao nível da rua. 

Já os lotes em declive, são aqueles que, se vistos da rua frontal, apresentam uma diferença de nível onde se observa uma descida ao longo de sua extensão. Logo, estes tipos de lotes possuem um fundo mais baixo em relação ao nível da rua. 

Os lotes planos, por sua vez, costumam possibilitar obras com menos custos, mas lotes inclinados permitem projetos mais ousados e interessantes.

Ponderar a respeito disso, que chamamos de topografia do lote, é de extrema importância na hora de escolher a sua melhor localização.

Cada opção traz suas vantagens, da vista privilegiada à privacidade, passando pela facilidade de irrigação. 

Bônus: coloque o pagamento na ponta do lápis 

Para finalizar, a nossa dica bônus não está diretamente relacionada à escolha da melhor localização, mas deve ser seguida para que tudo saia como o planejado: o pagamento. 

Quais são as condições da empresa que está comercializando o terreno? Tem entrada? Até quantas parcelas? E os juros?

Lembre-se que, quando falamos de um terreno, ainda existe a etapa da construção.

Então, tudo deve ser colocado na ponta do lápis para que não se tenha surpresas desagradáveis no meio do caminho.

Se planeje com carinho, inclusive financeiramente, e prepare-se para a realização deste sonho da melhor forma possível! 

Precisa de ajuda?

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida e você precise de ajuda para escolher a melhor localização do seu lote e também qual o melhor deles, fale com um de nossos corretores. 

A equipe Soma Urbanismo está pronta para te atender!

Entre em contato!