Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

Você sabia que antes de entregar os loteamentos prontos, existem diferentes fases de construção? 

Pois é, todos os loteamentos da Soma Urbanismo passam por diversas fases de adaptação e instalação para que tudo funcione de forma adequada e que atenda aos futuros moradores. 

Com a atenção em cada processo, a Soma entende a importância da qualidade e se dedica em cada técnica aplicada em seus loteamentos.

Conheça mais sobre as diferentes fases de construção a seguir! 

1) Preparação do terreno e instalação do canteiro de obras

Antes do início das obras, é necessário ter uma licença expedida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), órgão que regulamenta a construção civil. Com a licença em mãos, a obra está liberada para começar! 

Para iniciar a construção, é necessário que o terreno seja preparado e ocorra a instalação do canteiro de obras. Nesta etapa o terreno é limpo, todas as árvores ou vegetações são retiradas e o canteiro de obras é instalado. 

Segundo a gerente de projetos da Soma Urbanismo, Lineker Bis Hoffmann, no canteiro de obras é instalado toda a estrutura para que os colaboradores possam trabalhar. 

“Criamos um espaço para escritório, banheiro, locais para armazenamento de materiais, fazendo as ligações elétricas e de água que são necessárias”, explica. 

2) Terraplanagem

Nessa etapa, são realizados ajustes no solo, quando necessário, onde também são removidos qualquer material do ambiente, além de cortes e o aterramento de depressões. 

A importância desse processo se dá pelo cuidado que a empresa tem com os empreendimentos, assim, não compromete o futuro da obra.

A gerente de projetos explica com detalhes como essa etapa é realizada: 

“Nós modelamos a geometria das ruas e definimos suas declividades. Nesta etapa, o terreno natural pode ser modificado a partir das atividades de corte e aterro para se conformar com os projetos”, explica.  

Quando a terraplanagem está perto de ser concluída, a fase de drenagem pluvial é iniciada. 

E é ela que será detalhada a seguir! 

3) Drenagem pluvial

Como o nome já diz, é o método que cria maneiras de escoamento da água da chuva, através da construção de sarjetas, bueiros e galerias pluviais.

Esse método visa garantir a segurança do loteamento, para que a água da chuva não acumule, cause transbordamentos ou destrua o pavimento, o que também pode acontecer no direcionamento à rede de esgoto. 

Imagem de engenheiros construindo rede de drenagem para ilustrar o post sobre diferentes fases de construção da Soma Urbanismo sobre importância da rede de drenagem

Serviço de drenagem faz parte da terceira etapa na construção dos loteamentos Soma. 

4) Instalação da rede de água e esgoto

Após a drenagem pluvial, os auxiliares de obras partem para mais um outro processo muito importante: a instalação da rede de água e esgoto.

“O que chamamos de redes enterradas, são as redes de distribuição de água e a rede coletora de esgoto. Devido ao tamanho das tubulações e profundidade das redes, geralmente a de drenagem é a primeira a ser construída, seguida pela de esgoto e a de água”, conta. 

O encanamento é realizado lote a lote, que realiza a separação do sistema de escoamento para as futuras casas através de tubos e canos, que conduzem a água dos utilitários residenciais para uma caixa de retenção de resíduos sólidos.

Depois da instalação das redes de água e esgoto, o loteamento passa por mais um processo de nivelamento, devido às etapas anteriores que causam muitos impactos. Além disso, a base para a etapa de pavimentação começa a ser realizada.

5) Pavimentação

Encerrando os processos subterrâneos, a equipe da Soma se dedica à parte visível do empreendimento. Nessa etapa é feita toda a pavimentação, construção de ruas, meio-fio extrusado e o sistema de rede elétrica.

“Na fase de pavimentação, engloba a regularização do solo, execução da base do pavimento e execução da ‘cama’ de areia. Essas etapas são feitas para melhorar a qualidade final do pavimento e evitam a deformação dele com o tempo. Com a preparação pronta, o meio fio é feito e com ele pronto, o pavimento”, comenta Lineker.

Imagem de meio-fio em concreto extrusado para ilustrar o post sobre as diferentes fases de construção de um loteamento vantagens no blog da Soma Urbanismo.

Qualidade Soma Urbanismo: o meio-fio extrusado.

6) Paisagismo 

A partir dessas adaptações, o loteamento entra na etapa de paisagismo, em que o loteamento é limpo e fica bem bonito com a instalação de gramas, plantas e itens de lazer. 

Assim o ambiente fica mais agradável e pronto para a entrega aos clientes! 

Todas as diferentes fases de construção são incríveis, não é mesmo? Que tal também construir a sua história e a de sua família com a gente? Conheça mais sobre todos os empreendimentos da Soma Urbanismo!