A rede de esgoto é um dos principais diferenciais dos empreendimentos da Soma Urbanismo. Entregue com as suas instalações e ramais prediais devidamente realizados, a rede de esgoto faz toda a diferença no bem-estar dos futuros moradores de cada lote.

Entenda o porquê!

 

Utilidade diária

Uma rede de esgoto é responsável por direcionar toda a água que utilizamos em descargas, torneiras, ralos e pias.

A rede predial, como é chamada a rede de esgoto dentro das casas e prédios, encaminha a água utilizada nestes para a rede coletora. A rede coletora é instalada pela Soma Urbanismo nas ruas e avenidas dos nossos loteamentos e é formada basicamente pela tubulação e pelos poços de visita.

A rede coletora encaminha o esgoto para os pontos de tratamento de esgoto determinados pela concessionária responsável no município.

 

Despejo do esgoto

Idealmente, todo o esgoto sanitário das cidades deveria ser tratado antes de ser devolvido ao meio ambiente. A Soma Urbanismo trabalha em conjunto com as concessionárias de água e esgoto municipais e com as prefeituras para assegurar que todo o esgoto proveniente dos empreendimentos Soma Urbanismo não seja despejado na natureza sem o devido tratamento.

O tratamento é feito em Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e somente após passagem por uma que o esgoto, agora tratado, pode ser devolvido ao meio ambiente.

O despejo sem tratamento de esgoto ainda é uma realidade do nosso país. Além de poluir o meio ambiente, ele pode retornar em forma de doenças, que afetam a população da área.

Quando a Soma Urbanismo investe na instalação de uma rede de esgoto é pensando no bem-estar e na saúde de cada um que adquire seus lotes. 😉

 

Estação Elevatória de Esgoto (EEE)

Alguns empreendimentos da Soma Urbanismo contam, ainda, com uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE). É o caso do Residencial Vila dos Ventos.

Uma EEE é uma unidade que possui um pré-tratamento do esgoto e bombas hidráulicas, que tem como função bombear o esgoto de pontos baixos para pontos mais altos no sistema, onde depois ele pode percorrer o sistema por gravidade.

A estação possui um pré-tratamento, com caixa de retenção de resíduos sólidos. Esse pré-tratamento não tem como objetivo tornar o esgoto próprio para despejo na natureza, mas sim melhorar a eficiência do sistema de bombeamento e reduzir a necessidade de manutenção das bombas.

Lembrando que a rede de esgoto não é a mesma coisa que sistema de drenagem. A primeira recolhe o esgoto das casas e indústrias, já a rede de drenagem é responsável pelo escoamento direto das águas das chuvas. As duas redes não devem nunca ser interligadas!

 

Também já falamos sobre a rede de drenagem e a sua importância por aqui. Saiba mais!