Num loteamento, um meio-fio pode influenciar tanto no aspecto visual, quanto para uma melhor fluidez no trânsito. Na Soma Urbanismo, grande parte dos empreendimentos conta com o meio-fio de concreto extrusado em sua estrutura, mas nem todos sabem quais são seus benefícios ou mesmo do que se trata.

Entenda!

Por que extrusado?

Como se sabe, o concreto é uma mistura de cimento, água, brita e areia. Ao ser misturado com água, ele forma uma pasta resistente e modelável que, depois de endurecida, gera os conhecidos blocos que se adequam a diferentes necessidades.

O meio-fio chamado de extrusado leva esse nome por conta do método executivo: a máquina extrusora. Essa máquina utiliza concreto para moldar o meio-fio já no local de instalação, sem necessidade de transporte e assentamento: todo o meio-fio é executado como uma peça única, sem emendas, já em seu local final.

O concreto utilizado para moldagem do meio-fio é geralmente pré-misturado em central concreteira. Como o meio-fio precisa manter a sua forma mesmo antes da secagem total do concreto, é utilizado um tipo especial de concreto, chamado concreto farofa, que possui baixo consumo de água.

 

Sem necessidade de forma

Outra vantagem do meio-fio extrusado é o fato dele não precisar de um processo de pré-fabricação das peças. A extrusão elimina toda a forma do processo de construção.

 

Diversas aplicações

O concreto extrusado pode ser aplicado para:

  • Construção de meio-fios;
  • Sarjetas;
  • Lajes pré-moldadas; e
  • Painéis pré-moldados.

 

Visual mais moderno

O meio-fio extrusado, quando aplicado nos loteamentos, permite que as quadras tenham curvas mais precisas, o que permite um visual mais moderno ao empreendimento.

Além disso, ele também contribui para uma melhor fluidez no trânsito. Uma excelente adição a qualquer infraestrutura!

 

O Soma Altavista Residencial é um dos empreendimentos da Soma Urbanismo que conta com o meio-fio construído em concreto extrusado. Além dele, o loteamento também possui outros seis diferenciais.Confira todos eles!