Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

Conviver em grupo pode não ser uma tarefa fácil. Quando se trata de vizinhança então! Quem nunca teve um vizinho barulhento? Ou que deixou o lote, ao lado do seu, sujo?

É necessário paciência, compreensão e bastante empatia na hora de morar perto de outras pessoas.  O bom senso deve ser a palavra de ordem!

Para ajudar, separamos algumas dicas especiais de convivência para as áreas em comum do seu residencial. São orientações simples, mas que podem fazer bem para toda a vizinhança.

Confira!

 

Cuide do espaço em comum

 

Morar em um residencial requer cuidado com o espaço de todos. Pense no desconforto em usar a ciclovia se esta estiver suja, com fezes de animais, ou caso a academia estiver ocupada com alguém que não esteja usando os acessórios corretamente. Por isso é importante pensar no espaço com empatia e coletividade.

Caso vá passear com os animais, leve sempre uma sacolinha para recolher as fezes (ou resíduos) do pet. Também use sempre a coleira, pois outras pessoas e crianças podem ter medo.

Na academia, leve sempre uma toalha para evitar que os aparelhos enferrujem mais rápido, além de mantê-los higienizados para o próximo usuário. Quando estiver cheio, reveze com as outras pessoas enquanto descansa. Todos têm o direito de usar.

Se for levar as crianças para brincar no playground, certifique-se de recolher os brinquedos depois!

 

Segurança nunca é demais

 

Dentro do loteamento, lembre-se de obedecer ao limite de velocidade, evite buzinar mais de uma vez seguida e mantenha os faróis baixos.

Não deixe o carro em local inadequado e que atrapalhe os outros, aproveite apenas o seu espaço. Não se esqueça de que há crianças e animais pela região!

 

Respeite o conforto e o silêncio alheio

 

Caso haja confraternizações ou festas em sua casa, respeite os seus vizinhos. Os barulhos não podem ser muito altos e devem estar dentro dos horários previstos por lei.

Todos merecem se divertir no conforto do seu lar, mas isso não é motivo para transformar tudo em baderna!

 

Simpatia nunca sai de moda

 

Conhecer seus vizinhos e ter amigos por perto também é uma ótima dica de convivência para você e sua família. Faça amizades com as pessoas ao seu redor no residencial.

Saiba suas histórias, como foram parar próximo a você, suas escolhas e decisões que os levaram até ali. Quem sabe vocês não têm algo em comum?

Se for do tipo mais tímido, cumprimente sempre os moradores que cruzam o seu caminho, criar uma boa relação de coleguismo e educação pode ser um ótimo começo.

 

E você, convive bem com os seus vizinhos? Complementaria a lista com mais alguma dica? Conta pra gente!