Se você já ouviu falar que o Espírito Santo é um lugar surpreendente, pode acreditar que é! Praias, montanhas e muita paisagem de tirar o fôlego, você encontra por aqui. 

O Sul do Espírito Santo abriga destinos poucos conhecidos da Região Sudeste, mas se você gosta de explorar novos lugares longe das grandes capitais, saiba que esse é o lugar certo. 

Para te ajudar a escolher o seu próximo destino, nós separamos cinco pontos turísticos do Sul capixaba que valem a pena visitar. 

Importante considerar que, dentro do contexto em que vivemos, todo o cuidado é pouco. Portanto, optamos por indicar lugares mais distantes e ao ar livre. 

Cuide-se!

 

1) Falésias de Marataízes

Se você passar por Marataízes, é obrigatório conhecer as falésias. Com um visual impressionante, a região conta com praias de vegetação quase intocada. 

As falésias de Marataízes se espalham por todo o trecho entre as praias de Boa Vista do Sul e Praia dos Cações.

É um lugar paradisíaco, como podemos ver pela foto, não é?

 

Falésias de Marataízes, ES

Foto: Capixaba da Gema

 

Vale a pena conferir!

 

2) Distrito de Matilde

Localizado no interior do município de Alfredo Chaves, as belezas e paisagens de Matilde são inconfundíveis e chamam a atenção de todos os turistas que já passaram por lá. 

No local há inúmeras atrações, mas as que merecem destaque são: a Cachoeira Engenheiro Reeve, mais conhecida como Cachoeira de Matilde. 

Dá uma olhada nela!

 

Rapel na CACHOEIRA DE MATILDE - Planeta Vertical Planeta Vertical

Foto: Planeta Vertical

 

3) Pedra Roxa 

O ponto turístico localizado em Ibitirama é cercado de poços naturais e ganha destaque pelo visual paradisíaco de águas tranquilas, transparentes e tons esverdeados. 

E o que pouca gente sabe é que o famoso Pico da Bandeira, o terceiro mais alto do Brasil, fica no município de Ibitirama.

Se você gosta de trilha e de escalada, vai curtir muito esse passeio!

 

Pedra Roxa, Ibitirama, ES lugares paradisíacos em territórios capixabas

Foto: Capixaba da Gema

 

4) Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça

O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça fica localizado a 33 km do município de Alegre e a 228 km de Vitória, capital do Espírito Santo.

O parque é formado por quatro trilhas, com diferentes níveis de dificuldade, e as visitas podem ser realizadas com o auxílio de guias.

Para chegar na cachoeira, são 800 metros a pé pela Mata Atlântica preservada. 

O local fica aberto à visitação diariamente das 8h às 17h e possui boa estrutura de trilhas sinalizadas, área de lazer, estacionamento e banheiros. 

 

IEMA - Parque Estadual Cachoeira da Fumaça

Foto: IEMA

 

5) Mosteiro Zen Morro da Vargem 

O Mosteiro fica localizado no município de Ibiraçu, a 70 km da capital, e é considerado o primeiro mosteiro zen-budista da América Latina. 

Construído na década de 70, o local possui 350 metros de altura e conta com uma vista privilegiada das belezas naturais de Ibiraçu, além da famosa estátua do Buda gigante. Além disso, o Mosteiro possui uma extensa área de mata preservada. 

Se você curte um ambiente de silêncio e contemplação da natureza, o Mosteiro Zen Morro da Vargem é o local certo para você visitar!

 

Construção do Buda na entrada do Mosteiro Zen Budista, em Ibiraçu

Foto: Ricardo Medeiros/A Gazeta

 

O município de Guaçuí, também localizado no Sul do Espírito Santo, também conta com outras atrações turísticas que valem a pena visitar. Confira mais detalhes!