Estética, funcionalidade, conforto térmico e sustentabilidade.
Essas são as quatro palavras de ordem quando o assunto é paisagismo em áreas externas de lotes no ano que acaba de nascer.
Quer saber o que mais vai bombar na área em 2026?
Vem com a gente que te mostramos!
Quais são as principais tendências para o paisagismo externo em 2026?
Minimalismo verde
O minimalismo clássico, como vimos neste post sobre tendências de decoração ultrapassadas, já não está com nada.
Hoje, vemos outras vertentes do minimalismo que não abandonam a ideia original em sua totalidade, mas se desdobram para novos símbolos e significados – como no quiet luxury ou o minimalismo moderno.
Neste sentido, o minimalismo verde se dá pela união da redução do consumo com a responsabilidade ambiental, a sustentabilidade e o amor pela natureza.
Apesar de planta nunca ser demais, não necessariamente, no minimalismo verde, ela será comprada de forma indiscriminada, mas, sim, de forma pensada, simples.
E é nesta simplicidade que encanta que está o cerne do conceito!
Além da paz visual, o minimalismo verde ainda ajuda a economizar e diminui preocupações com limpeza e manutenção.
Estilo rústico-chique
O estilo rústico-chique combina o melhor das cores terrosas e das peças com ar de desgaste feitas de madeira de demolição, pedra ou cerâmica com um toque de sofisticação e requinte.
Quem apostar no estilo no novo ano com certeza terá uma casa alinhada às maiores tendências de paisagismo!
Uma dica é utilizar flores secas, cadeiras de metal, lustres antigos, tapetes de pele ou florais e painéis feitos de palha não apenas nas áreas externas, como até mesmo dentro de casa.
Paletes, banheiras vintage e ferro envelhecido também são excelentes pedidas!
Saiba mais no post: Estilo rústico-chique: o queridinho das casas do Sul da Bahia
Resort em casa
Para além de todo o resort que a área de lazer de um empreendimento pode proporcionar, outra tendência de 2026 é fazê-lo dentro de casa.
Dependendo do tamanho da área externa, é possível investir em piscina, churrasqueira, balanço, adega, mesas de jogos como sinuca e ping-pong, sauna e muito mais!
Esta tendência surgiu, lá em 2024, com o paisagismo moderno, quando o espaço externo virou uma extensão da casa e passou a conter variados objetos, construções e intervenções focados no entretenimento de toda família – como vimos, permanece perdurando até hoje.
Continue no assunto: Paisagismo moderno: como deixar seu quintal/jardim mais atraente
Tijolos, tijolos e tijolos
Esqueça o tijolo utilizado para apenas colocar a casa de pé: agora ele também é utilizado como decoração externa – e fica lindo!
Impulsionados pela busca por sustentabilidade, conforto emocional, memória afetiva e estética natural, os tijolos ou tijolinhos serão um charme à parte nos lares que apostarem na tendência no novo ano.
Seja em paredes aparentes, muros decorativos, pisos permeáveis, bordas de canteiros ou até em revestimentos de churrasqueiras e jardins verticais, o uso do tijolo traz calor visual e um toque artesanal que conecta o espaço ao conceito de acolhimento.
Combina muito, por exemplo, com o resort em casa que colocamos no tópico anterior ou mesmo com o estilo rústico-chique.
Plantas em alta
Por fim, algumas plantas que unem sustentabilidade e design biofílico estarão em alta no paisagismo externo de 2026.
Veja quais são elas:
- Mandacaru
- Maranta
- Costela-de-adão
- Pitangueira
- Ipê
- Asplênio crespo
- Palmeira-Ráfis multifida
- Entre outras
Está planejando construir em breve?
Para quem está planejando construir, perceba que o paisagismo em áreas externas valoriza o lote e contribui para uma maior qualidade de vida nos lotes e, consequentemente, nos empreendimentos da Soma Urbanismo.
Se você ainda não garantiu o seu lote para a construção da casa nova, fale agora mesmo com a nossa equipe de vendas e descubra as oportunidades perto de você.
