Você sabe o que é o Quiet Luxury ou, em tradução livre, luxo silencioso?

A tendência recente já tem dado o que falar e conquistado não apenas o mercado imobiliário, como também os seus próprios clientes, mundo afora. 

Aliás, o mercado de luxo, do qual o luxo silencioso faz parte, ainda que de maneira mais simplificada, vem crescendo cada vez mais, em especial aqui no Brasil. 

De acordo com levantamento da consultoria Bain & Company, em 2022, o setor de luxo em terras tupiniquins registrou um volume financeiro de R$74 bilhões, com projeções indicando um crescimento anual entre 6% e 8% até 2030. 

Neste cenário, a expectativa é que o mercado alcance um faturamento de R$133 bilhões neste ano.

Quer saber mais sobre o assunto e aprender como você pode aplicá-lo na decoração da sua casa? 

É só continuar a leitura!

O que é o luxo silencioso 

Surgido a partir da crise econômica mundial e de questões como a fome, a guerra e até mesmo a própria pandemia, que redefiniu a forma como as pessoas enxergavam a vida e suas próprias casas, o luxo silencioso não abre mão do luxo da vida, porém, o faz de uma forma discreta ou, como o próprio nome já diz, “silenciosa”. 

Em outras palavras, podemos definir este conceito como um encontro do luxo com o minimalismo, conceito que reduz o consumo de forma drástica e aposta em uma vida vivida somente com o necessário. 

Este é o luxo silencioso:

Uma forma de você possuir roupas, materiais e produtos de luxo, porém, sem maiores extravagâncias, ostentações e exageros. 

O foco, aqui, é que eles sejam discretos, funcionais e até simples, mas sem deixar de ser elegantes e refinados. 

Mudança de mentalidade

Algo importante a se ressaltar é que o luxo silencioso tem impacto direto na rotina das pessoas, sendo praticamente um estilo de vida.

Como já dito anteriormente, os consumidores adeptos desse lifestyle geralmente buscam produtos e serviços que destacam a elegância, a atemporalidade e a sofisticação, muitas vezes sem a necessidade de exibição evidente de marca.

Esse conceito está alinhado a uma mudança de mentalidade, onde a autenticidade, a sustentabilidade e a singularidade ganham importância. Falaremos mais sobre a sustentabilidade do negócio à frente. 

Ao invés de seguir tendências efêmeras, os consumidores que buscam o luxo silencioso valorizam produtos que resistem ao teste do tempo, transmitindo uma sensação de refinamento discreto e duradouro.

Como transformar a sua casa pensando na tendência

O luxo silencioso teve sua origem, é claro, na moda, mas logo tomou proporções maiores e invadiu outros setores da economia, como o mercado automotivo ou o mercado imobiliário. 

Atualmente, construtoras, loteadoras e escritórios de arquitetura e design de interiores já têm investido na tendência.

Nele, os espaços se completam e as texturas ganham mais importância, com materiais de alto padrão, entretanto, sem muita “pompa”. 

São muitas as sutilezas de uma casa, por exemplo, com luxo silencioso.

Elas vão desde a ocupação do espaço com móveis sofisticados até o uso de tons pastéis e neutros nas paredes, tapetes e decoração como um todo, como branco, preto e cinza, longe de temporadas ou qualquer outra tendência “da moda”.

Portanto, se você quer transformar a sua casa pensando na tendência, comece levando isso em consideração. 

Sustentabilidade x Luxo silencioso 

O conceito de luxo silencioso também se destaca pelo compromisso com a preservação da natureza e pela criação de ambientes sustentáveis e saudáveis. 

Em alguns projetos, construções modulares que não geram resíduos sólidos, o uso de materiais naturais, como madeira maciça, e a prioridade por um design biofílico, que usa a natureza ao seu favor, combinando criatividade e redução do estresse, são os maiores destaques.

Não à toa, imóveis que apresentam este tipo de inovação têm se destacado no mercado, seja para compra, aluguel ou investimento. 

Projetos que levam em consideração o paisagismo da região, de igual maneira, conquistam os adeptos do estilo de vida. 

Perspectiva do Residencial Golden Mundaí ilustra post sobre luxo silencioso, no blog da Soma Urbanismo.

Golden Mundaí: conheça o empreendimento da Soma que segue o luxo silencioso

Perto da praia de Mundaí, com contato direto com a natureza e ventilação natural agradável, o Residencial Golden Mundaí, da Soma Urbanismo, é um dos empreendimentos da loteadora inspirados no luxo silencioso. 

Estrategicamente situado nas proximidades do Centro de Porto Seguro, o loteamento ocupa uma posição elevada, oferecendo uma arquitetura singular, discreta e sofisticada que conversa com a região e se funde junto a ela. 

Clube completo e diversos itens de lazer fazem parte do pacote, todos decorados pelo arquiteto Humberto Franklin, que se utiliza do regionalismo das cidades para as suas criações, como podemos conferir nesta entrevista dada ao blog da Soma. 

Saiba mais sobre o empreendimento aqui e aproveite para falar com um dos corretores para conhecer de perto o luxo silencioso do residencial!