Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

Para encerrar a nossa série Diversidade na Construção, sobre casas e formas de construir diferentes das que estamos acostumados a ver normalmente, trazemos a casa sustentável. Presente não apenas na hora de erguer a casa, mas também em cada ação realizada no dia a dia, o conceito de sustentabilidade está bastante em voga no mundo de hoje e faz parte de algo muito maior.

Saiba mais sobre o que você pode fazer e todas as vantagens de uma casa assim!

Janelas, muitas janelas

De separar o lixo reciclado a reutilizar a água utilizada na máquina de lavar, passando também pela instalação de um sistema de aquecimento solar, já falamos sobre algumas ações para deixar a sua casa mais amiga do ambiente neste post. Mas ter uma casa sustentável vai além disso.

Se você já estava planejando a sua casa e ainda não tinha pensado em janelas, chegou a hora. Uma casa sustentável conta com uma quantidade razoável de janelas (no mínimo 4), com um tamanho grande o suficiente para entrar bastante luz (como na foto que ilustra este post).

Desta forma, além de garantir uma maior incidência de raios solares dentro da sua casa (o que irá resultar em uma redução no uso e custo da energia elétrica), você ainda facilita a troca de calor, possibilitando uma maior passagem do ar e ajudando na hora de secar roupas lavadas, por exemplo.

Cores frias e claras

Pode parecer que não, mas a escolha das cores dentro de casa faz toda diferença – e não apenas para o nosso bem-estar.

Cores internas frias, aquelas associadas à água e ao gelo, como azul e violeta, garantem uma sensação menor de calor.  O mesmo vale para tintas de cores claras: verde claro, amarelo claro, entre outras. Estas refletem a luz de uma melhor forma e prolongam o tempo sem acender as lâmpadas.

Cor azul clara reflete melhor a luz e diminui a sensação de calor.  

Materiais alternativos

E é claro que não poderíamos deixar de falar de materiais alternativos e recicláveis para construção da casa.  Você pode usar azulejos, vidros, pneus, garrafas pet, madeira de reflorestamento, entre outros materiais que podem ser reaproveitados… Com cautela e um bom projeto, o que vale é soltar a imaginação!

Que tal esse casal da Califórnia como exemplo? Eles construíram a casa deles com as próprias mãos, a um custo baixo, e usando pilares de troncos de árvores. A decoração interna da casa também ficou toda sustentável, com técnicas fáceis de serem aplicadas por qualquer um.

Casa em construção com base de madeira ilustra post sobre casa sustentável, da série Diversidade na Construção, do blog da Soma Urbanismo

Casa com base de madeira também é uma boa alternativa na hora de construir uma casa sustentável.

Gostou das dicas da nossa série? Tem mais alguma sugestão de tema para trabalharmos? Deixe nos comentários e relembre todos os posts aqui!