Nos dias de hoje, com aquecimento global, falta d’água e tantos outros problemas ambientais em voga, muitas casas e edifícios já estão sendo projetados pensando no melhor para o meio ambiente. Se não é o seu caso ou se você ainda está construindo e pensando em tudo, não se preocupe! Neste post, você vai conferir algumas dicas de como ter uma casa mais amiga do ambiente, não apenas externamente, como internamente.

Confira!

Comece pelo básico

Engana-se quem pensa que ter uma casa sustentável tem a ver com custos caros e muito trabalho. Você pode começar pelo básico sem gastar nada ou gastando muito pouco! Que tal separar o lixo da sua cozinha em reciclável e orgânico para facilitar o trabalho da coleta seletiva? E o que me diz de separar também o reciclável em sacos diferentes para papel, vidro, alumínio e metal?

Para o processo de reciclagem, onde matérias-primas usadas são transformadas em novos produtos, já é um grande adianto. Verifique no seu município os horários de coleta do lixo, se há coleta seletiva e o que você pode fazer, além disso, para ajudar.

 

Latas de lixo reciclável ilustram post sobre como ter uma casa mais amiga do ambiente, da Soma Urbanismo

Separar o lixo reciclável do lixo comum é fácil, prático e não custa nada. 

Ganha você, ganha a organização da sua cozinha e ganha o meio ambiente!

Terra, Planeta Água

Com as grandes estiagens que vem ocorrendo durante o ano, muitos municípios estão sendo obrigados a fazer racionamento de água. Mas você não precisa esperar isso acontecer para fazer a sua parte!

Uma ação relativamente simples, que até poderia estar no outro tópico, diz respeito à reutilização da água. A água que cai da máquina quando lavamos roupa, por exemplo, ou mesmo a que vai pelo ralo no próprio banho, já pode ser reservada e utilizada para lavagem de calçadas, quintais, carros e o que mais a sua imaginação permitir.

Outra dica, talvez não tão simples, mas que vale a pena, é a instalação de um sistema de captação da água da chuva. Através de calhas e tubulações, a água pode ser armazenada (sempre tampada) e utilizada para molhar o jardim e até nas descargas.

Aquecimento solar

Os aquecedores solares também são uma excelente forma de manter a casa mais sustentável. Quando utilizamos do sol para geração de energia de aquecimento para a água, por exemplo, temos o que é chamado de aquecimento solar térmico.

Este tipo de aquecimento, como toda energia solar, além de gratuito, não emite carbono e tem um bom custo benefício, uma vez que não será mais necessária a utilização de chuveiros elétricos e isso reduzirá a conta de energia elétrica. Fizemos um post completo sobre o assunto no ano passado.

 

Casa com painéis solares no telhado ilustra post sobre aquecimento solar da água

Os aquecedores solares também são uma excelente forma de manter a casa mais sustentável.

 

Viu como não é tão difícil ter um lar amigo do ambiente? Se conseguir combinar com uma vida mais saudável, melhor ainda. Basta colocar em prática! 😉

As academias ao ar livre despertam atenção pelo seu fácil uso, qualidade e benefícios que podem trazer à nossa saúde. Confira 7 atividades e aparelhos para praticar nas academias ao ar livre!