Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

A sua casa precisa ser um local aconchegante e propor o melhor para você e sua família! Por esse motivo, um ar-condicionado natural também é algo que sempre deve ser levado em conta.

Na hora de construir uma casa, muitas pessoas não dão a devida atenção sobre a influência do calor relacionada ao bem-estar e à qualidade de vida de quem vive no lugar.

Afinal, ninguém gosta de um ambiente abafado e sem circulação de ar, né?

Porém, como isso pode ser pensado na hora de construir? Acompanhe e confira algumas ideias!

Avalie o posicionamento das janelas

Com o auxílio do seu arquiteto, procure o melhor posicionamento de acordo com a orientação solar e o direcionamento do vento ao longo do ano. 

Na escolha errada da posição da sua janela, a incidência do sol pode ser ainda mais intensa. Nestes casos, pode-se utilizar algumas técnicas de sombreamento com pergolados, arbustos ou árvores.

Dessa forma, posicione-as ao leste, onde o sol bate apenas na parte da manhã e garante um ambiente fresco ao longo do dia, não aquecendo o interior da residência. Além disso, combinando as janelas, com as portas e os vãos, você cria uma ventilação cruzada.

A técnica permite que o ar entre e saia da casa circulando por dentro dela, inibindo a sensação de ambiente abafado, tornando o espaço ainda mais agradável.

Opte pelo piso de acordo com o ambiente

Você sabe como o piso pode influenciar no frescor da sua casa? Ele pode impactar tanto de forma positiva como negativa. 

Isso ocorre, por exemplo, com pisos de madeira ou laminados em madeira, já que são indicados para ambientes de descanso, como os quartos e demais ambientes aconchegantes.

Dentre as opções de pisos mais frescos, são:

  • Granito;
  • Porcelanato;
  • Mármore;
  • Ladrilhos hidráulicos;
  • Piso cimentício;
  • Cerâmica.

Por outro lado, os pisos “frios” possuem uma baixa absorção de água, com mais facilidade de limpeza e mais usado em áreas de circulação externas.

Decoração para área ventilada 

Que a decoração auxilia na caracterização da casa, isso não é novidade, certo?

Mas além disso, a decoração também pode refletir no frescor dos ambientes. Sendo assim, escolha cortinas ou até poltronas com tecidos naturais compostos por linho ou algodão, que absorvem o calor e equilibram para uma temperatura agradável.

Diminuir a quantidade de móveis nos cômodos também é mais uma possibilidade para aumentar a circulação de ar. Sem deixar de mencionar as pinturas em cores claras que absorvem menos calor e aproveitam a luminosidade natural.

Estude a iluminação de cada ambiente 

Dentre as dicas passadas anteriormente, a iluminação da sua casa pode ser capaz de influenciar ainda mais na sensação térmica. 

A luz artificial, além de ser capaz de emitir raios UVA e UVB em menor proporção, também produz uma energia térmica que aquece os ambientes.

Sendo assim, invista em lâmpadas mais eficientes, sustentáveis e frias, escolhendo entre modelos fluorescentes e de LED.

Veja 5 dicas de como decorar, sem precisar reformar a sua casa!