Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

Quantas vezes nos damos desculpas de que a academia está cara ou que não temos tempo para não praticar atividade física, não é mesmo?

Muitas vezes, a solução está bem mais perto do que imaginamos, ao lado da nossa casa, em uma pista de caminhada, por exemplo.

Saiba mais sobre como essa importante estrutura pode fazer melhor para sua vida e para a sua saúde!

Vem com a gente!

O que é uma pista de caminhada?

Uma pista de caminhada é um local especialmente designado e construído para caminhar, correr ou fazer caminhadas em áreas ao ar livre. 

Geralmente é uma trilha ou um caminho marcado e bem definido, que pode ser pavimentado, asfaltado ou de terra batida, e pode estar localizado em empreendimentos, parques, florestas, montanhas ou em outros ambientes naturais. 

As pistas de caminhada podem ser utilizadas para atividades físicas, recreação, lazer ou simplesmente para desfrutar da natureza. 

Elas podem também ser equipadas com sinalização, bancos, bebedouros e outras facilidades para os visitantes. 

Além disso, muitas pistas de caminhada são projetadas para oferecer diferentes níveis de dificuldade e comprimentos para atender às necessidades e preferências dos usuários.

Legal, não é?

O ato de caminhar e os benefícios para saúde

Caminhar é um ato que, por si só, já traz benefícios à nossa saúde. Não existindo nenhum tipo de restrição médica, basta calçar um tênis confortável e andar normalmente.

Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode caminhar. 

O melhor de tudo é que a caminhada se encaixa como uma atividade física como outra qualquer e, além de contribuir para a longevidade, pode ajudar na recuperação de doenças ou em problemas de locomoção do corpo.

Já não bastassem todos esses benefícios relacionados ao físico, é também um exercício para a mente. 

Estudos indicam que a caminhada pode auxiliar no combate à depressão e ao estresse, sendo também um importante momento para espairecer e trabalhar a criatividade.

Confira todos os benefícios que uma pista de caminhada pode trazer para a sua saúde:

Melhora da saúde cardiovascular

A caminhada é uma atividade física de baixo impacto que pode melhorar a saúde do coração e dos pulmões.

Isso ocorre porque, durante a caminhada, a frequência cardíaca e a respiração aumentam, o que melhora a circulação sanguínea e ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVC) e doença arterial coronariana.

Fortalecimento muscular

A caminhada é uma atividade que envolve vários grupos musculares, incluindo as pernas, glúteos, abdômen e braços.

Quando feita regularmente, pode ajudar a fortalecer esses músculos e melhorar a resistência física.

Perda de peso

Caminhar é uma forma de exercício que pode ajudar a queimar calorias e reduzir o peso corporal. 

Fazer isso 30 a 60 minutos por dia pode ser uma estratégia eficaz para perda de peso quando combinada com uma dieta saudável.

Melhora do equilíbrio e da coordenação

Caminhar em uma pista de caminhada pode ajudar a melhorar o equilíbrio e a coordenação, ajudando a prevenir, por exemplo, quedas, especialmente em idosos.

Redução do estresse

Caminhar na natureza pode ser uma forma eficaz de reduzir o estresse e a ansiedade, melhorando o humor e o bem-estar geral. 

A exposição à natureza e à luz do sol pode ajudar a aumentar a produção de vitamina D, que é importante para a saúde mental e a regulação do humor.

Melhora da densidade óssea

Uma caminhada pode ajudar a melhorar a densidade óssea e prevenir a osteoporose. Isso porque o exercício envolve o peso corporal e ajuda a estimular a produção de células ósseas.

Manutenção do sono

O simples ato de “andar” pode ajudar a melhorar a qualidade da manutenção do nosso sono, especialmente quando realizado regularmente. 

A atividade física ajuda a regular o ritmo circadiano do corpo, que é simplesmente o ciclo baseado em como ele funciona, o que pode contribuir para a melhoria do padrão do sono e até dos nossos sonhos. 

Melhora da criatividade

Pesquisas e estudos diversos mostram que caminhar pode estimular o fluxo sanguíneo para o cérebro, aumentando a atividade cerebral e melhorando a função cognitiva, incluindo a criatividade.

Além disso, caminhar ao ar livre pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, como dito anteriormente, melhorando o humor e o bem-estar geral. Isso pode ajudar a liberar a mente e a aumentar a criatividade.

Muitas pessoas, incluindo escritores, artistas e empreendedores, relatam que caminhar ajuda a melhorar a criatividade, permitindo que ideias e soluções surjam mais facilmente em suas mentes.

Como utilizar a pista de caminhada

Você pode utilizar a pista de caminhada de diversas maneiras. 

Para correr, apenas caminhar, ouvindo música, as notícias do dia, seu podcast favorito ou aquele audiolivro que você tanto queria.

Mais importante do que isso, é conhecer os seus próprios limites. 

Antes da prática, é ideal que você consulte um médico para que ele passe a quantidade de exercícios e o tempo adequado para você não forçar o seu corpo. Usar o celular ou o relógio para controlar isso pode ser uma boa pedida. 

Também é importante que você se prepare adequadamente, vestindo roupas e calçados confortáveis e leves, que permitam a liberdade do seu movimento e de sua transpiração. 

Não se esqueça de levar uma garrafinha d’água para manter a hidratação e de se aquecer antes de começar. 

Antes de iniciar a caminhada efetivamente, faça alguns alongamentos leves para aquecer os músculos e evitar lesões. Mantenha também a coluna ereta, os ombros relaxados e os braços soltos ao longo do corpo 

Se sentir qualquer tipo de dor ou desconforto, pare imediatamente o exercício. Não force além de seus limites, combinado?

Ao terminar, faça alguns alongamentos leves para relaxar os músculos e reduzir a tensão.

Pronto! O seu exercício do dia estará #pago 😀

Gostou das nossas dicas?

Além da pista de caminhada, as academias ao ar livre também são excelentes maneiras de manter a saúde física e mental, e o condicionamento físico. 

Que tal saber mais e conferir 7 exercícios para praticar nas academias ao ar livre?