Decoração é design, é estilo e também questão de gosto, mas isso não significa que isso deve sempre prevalecer na hora de decorar a sua casa: é preciso que alguns fatores também sejam respeitados para se evitar acidentes e para que nada saia errado.

Espaço muito curto e objetos nos lugares errados são alguns dos principais erros, mas o problema vai além disso.

Veja o que NÃO fazer na hora de decorar a sua casa:

Deixar um espaço menor que 60cm

Os arquitetos recomendam manter um espaço considerável de circulação entre os objetos e móveis da casa. O ideal é ter uma distância variável de 60 a 80 cm.

Além da distância, é preciso estar atento a outro fator de grande importância: a dimensão desses objetos e móveis. Sofás, mesas, camas, poltronas e cadeiras muito grandes, não apenas podem tomar muito espaço, como também gerar desconfortos no corpo relacionados à saúde.

Usar muito vidro

Exageros em acessórios e objetos de vidro, como espelhos e lustres, não são indicados pelos especialistas.

No caso dos espelhos, comumente instalados em demasia para dar a sensação de amplitude, o ideal é que sejam usados os menores e colocados em lugares estratégicos como na entrada da casa, dentro do armário e perto das cadeiras da sala de jantar.

Imagem com espelho na entrada da casa indica local adequado para instalar o acessório

Especialistas indicam que a entrada da casa é um bom lugar para colocar espelhos. 

No caso dos lustres, o problema é mais que o vidro: tem a ver com o excesso de iluminação, que também pode prejudicar um bom projeto de decoração.

Colocar o tapete no lugar errado

Para que sejam utilizados de forma correta, parte dos tapetes deve ficar embaixo do sofá. Assim, evita-se que eles fiquem embolados, mantendo-os sempre esticados e bonitos.

Colocar tapete na casa inteira também não é indicado não, viu? Nem muito pequeno, nem muito grande: cada um deve ser proporcional ao tamanho da casa.

Imagem com decoração em casa ilustra post sobre o que não fazer na hora de decorar a sua casa, do blog da Soma Urbanismo

Tapetes devem ser proporcionais ao tamanho da casa. 

Querer combinar tudo

Temos a sensação de que quanto mais combinado, mais estiloso. Mas essa sensação é uma falsa sensação e pode conferir um ar cafona ao recinto.

Imagem com decoração em casa ilustra post sobre o que não fazer na hora de decorar a sua casa, do blog da Soma Urbanismo

Decoração combinando demais pode indicar falta de personalidade.

A questão primordial na hora de decorar a sua casa é deixá-la do seu jeito, com a sua personalidade. Nada de deixar tudo com a mesma cor igual uma loja, temos certeza de que você tem mais facetas e qualidades do que isso! 😉

Problemas de arejamento dentro de casa? Demos algumas dicas de como deixá-la mais fresca neste post! Confira!