Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

Seja tomar um banho gelado, ligar o ventilador ou passear em um fim de tarde na orla, vale tudo na hora de fugir do calor. Em casa não poderia ser diferente; e também é possível deixá-la bem fresquinha.

Confira 5 dicas para deixar sua casa mais fresquinha e agradável!

1) Ajuste sua iluminação

A primeira dica é válida em todos os sentidos, seja a luz artificial ou a natural. Para produzir luz, as lâmpadas incandescentes produzem calor, logo se recomenda substituí-las por modelos fluorescentes ou de LED. Elas consomem menos energia, esquentam menos e duram mais tempo.

Bloquear a entrada da luz do sol em casa também é ideal para deixar a casa mais fresca. As cortinas devem ser leves e vazadas para o vento entrar ou mesmo fechadas para evitar a incidência solar direta.

2) Use tecidos leves e de algodão

Muitos revestimentos que temos em casa costumam ser quentes e não absorvem o calor, como os de veludo e couro. Nesses casos, uma dica legal é colocar uma capa ou manta de algodão ou seda nesses móveis (sofá ou poltrona, por exemplo), pois são tecidos mais leves e agradáveis ao tato.

Os lençóis e fronhas da cama também podem seguir essa regra. Priorize sempre os tecidos 100% algodão.

Imagem com diferentes tecidos de algodão ilustra post sobre 5 dicas para deixar sua casa mais fresquinha, do blog da Soma Urbanismo

Tecidos de algodão são mais leves, agradáveis e indicados para amenizar a temperatura.

3) Deixe as janelas abertas

Pode parecer óbvio, mas tem gente que gosta de deixar a casa toda fechada. Além de evitar a proliferação de bactérias, deixar as janelas abertas ajuda o ar a circular corretamente e faz com que o tão sonhado ventinho entre no local.

Se não quiser deixar todas as janelas abertas, tente ao menos a maior da casa para que ela funcione como algo mais central e auxilie na distribuição do ar para outros cômdos.

4) Utilize óleos e essências

A sensação de frescor e perfume também se estende aos óleos e essências. Acrescentar algumas gotas de essências de menta ou limão, por exemplo, na água, e passar um pano úmido com ela no chão é algo simples de se fazer e que traz bem-estar e conforto.

Também é possível comprar varetas com essas essências (ou varetas aromatizadas) para difusores e deixá-las espalhadas pela casa. O ambiente fica sempre bem cheiroso!

Imagem com varetas aromatizadas em difusor ilustra post sobre dicas para deixar sua casa mais fresquinha, do blog da Soma Urbanismo

Varetas aromatizadas e difusores trazem sensação de frescor ao lar. 

5) Faça um cantinho da natureza

Plantas dentro de casa também auxiliam na temperatura. Conforme regamos as plantas e flores, elas transpiram o excesso d’água, deixando o ambiente mais fresco.

Vale tanto fazer um cantinho florido, como deixá-las espalhadas pelos cômodos. Caso esse cantinho seja perto da janela, deve-se optar por plantas que gostam de muita luz, como orquídea, ráfis e a samambaia.

Falando de cantinho da natureza, que tal dar uma conferida no post que preparamos especialmente sobre isso? Aprenda a levar o seu jardim para dentro de casa aqui!