Não tem nada melhor do que receber pessoas queridas em casa, não é mesmo? Mas, para deixar esse momento ainda mais especial, um jantar com uma mesa bem decorada é fundamental! 

Pode parecer muito difícil montar uma mesa posta bem decorada, quando nos deparamos com uma imensa variedade de talheres, pratos, taças e acessórios diferentes. 

Mas para te ajudar nessa missão, preparamos algumas dicas para ajudar a montar uma mesa posta especial. 

Confira! 

Mesa posta

1) Toalha de mesa X Jogos Americanos

As toalhas de mesa são grandes aliadas na hora de preparar a mesa para o jantar. Elas dão um toque a mais na decoração e são uma ótima ideia para quem não quer deixar a mesa exposta. 

Além disso, as Toalhas são ótimas opções se você tiver uma mesa grande, pois além de transmitir aconchego, a toalha permite que a mesa seja toda aproveitada, principalmente em jantares mais formais. 

Então, se você for dar um jantar com um cardápio mais extenso e um uso variado de pratos, talheres e taças, a toalha é a melhor opção. E para deixar a decoração mais bonita, você pode apostar em núcleos, estampas ou o que preferir. Basta usar a criatividade. 

Já os jogos americanos surgiram como uma alternativa à toalha de mesa. Eles são mais práticos, fáceis de limpar e permitir agilidade na montagem da mesa. 

Outro ponto positivo é uma diversidade de formatos que possibilitam uma montagem de diferentes mesas postas sem precisar mudar o aparelho de jantar. 

Sendo assim, fica a critério do anfitrião do evento o uso da toalha de mesa ou jogo americano. Ambos deixarão darão um toque de beleza na decoração. 

2) Sousplat

As vantagens de usar o sousplat são muitas! 

Além de decorar e agregar sofisticação à sua mesa, ele permite que os pratos quentes não marquem o móvel e não deixem com uma aparência de “mesa vazia” quando os pratos usados ​​são retirados. 

A função principal não é permitir que nenhum alimento caia sobre uma toalha ou jogo americano. Até por esse fato, é importante testar o sousplat que pretende usar antes do jantar, para garantir que o modelo que escolheu te atenda nesse quesito. 

Outra dica importante é posicionar o sousplat dois dedos acima da borda da mesa para evitar que encoste em suas fontes. 

3) Aparelho de jantar

Os pratos são o grande atrativo na mesa posta, por isso é importante prestar atenção neles. 

Utilizar núcleos claros possibilitam que você combina uma loiça sua com o restante da decoração da mesa. Mas se como cores coloridas, terá que ter um cuidado especial para não deixar de combinar com os outros acessórios da mesa. 

A quantidade de pratos irá depender da variedade da refeição a ser servida. Fonte, o prato raso é utilizado para uma refeição principal, o fundo para entradas ou determinadas comidas e os pequenos para uma sobremesa. 

Se o seu prato principal para uma receita que leva mais molho ou seja líquida, como sopas e determinadas massas, você pode fornecer fontes de fundo prato para deixar os fornecidos mais à vontade para servirem. 

Já os pratos pequenos podem ser utilizados para outros alimentos, não apenas para as sobremesas. Você pode servir queijos e frutas nele também. 

Talheres Mesa Posta

4) Talheres

A quantidade de talheres em uma mesa posta pode gerar muitas dúvidas, mas saiba que o grande segredo está apenas em saber a função de cada um. 

Como colheres, por exemplo, possuem vários tamanhos, e aí que está o segredo para diferenciar as funções. As maiores são feitas para sopas, as médias para sobremesas e as pequenas para chás e cafés.

Os garfos são diferenciados de acordo com a comida a ser servida, além do tamanho de cada um. Assim como as colheres, os garfos maiores são para o prato principal e os menores, para a sobremesa. Os garfos indicados para salada, serão os dentes mais largos para facilitar a dobragem das folhas. 

As facas maiores também são para o prato principal. Entretanto, as de serras discretas são apenas para ajudar a colocar o alimento no garfo e as de serras maiores, para cortar carne. 

Os talheres devem ser arrumados na mesa na ordem em que as comidas serão servidas. 

Uma dica é fornecer-los com o garfo do lado esquerdo do prato e a faca ao lado direito, com o corte voltado para o prato. 

E quanto aos talheres da sobremesa, uma colher fica posta na horizontal acima do prato. E no caso de sopas, você pode posicionar a colher ao lado direto do prato.

5) Taças e copos

É essencial que você coloque no mínimo duas taças na mesa, uma para água e outra para o acompanhamento. 

Mas qual taça devo utilizar? Para começar, você deve saber qual tipo de bebida irá servir, pois cada bebida demanda um tipo de taça. 

Se você oferecer vinho branco, pode usar como taças de corpo menor. Para os vinhos mais concentrados, a taça em formato “balão” é a mais designada. Ou se para servir champanhe, utilize a taça mais fina. 

Para menos ocasiões formais, você pode escolher por usar copos para sucos ou refrigerantes. 

E se você está se perguntando onde deve posicionar as taças, saiba que não tem mistério! As taças devem ficar ao lado direito do prato, acima das facas e das colheres. 

Mesa posta com guardanapos

6) Guardanapo

Além de ser essencial no hora do jantar, o guardanapo pode agregar muito charme a sua mesa. 

Você pode escolher dois tipos a serem usados: o de papel ou de tecido. 

Os guardanapos de papel geralmente são indicados para as ocasiões informais ou no dia-a-dia. 

Já os guardanapos de tecido são ideais para compor uma mesa de jantar formal. Além disso, você pode escolher entre várias cores e tecidos, para deixar sua mesa linda e elegante. 

Para posicionar os guardanapos na mesa, você pode obter-los em apenas dois lugares: ao lado esquerdo, onde ficam os garfos ou em cima do prato. 

E se você exclusivo, usando os guardanapos de tecido, use enfeites para prendê-los, como anéis coloridos ou decorados. Ou você pode também fazer dobraduras diferentes e divertidas, basta usar a imaginação!

7) Vasos

Para quem ama vasos, eles são ótimos para serem usados ​​até mesmo em cima da mesa. 

Sendo assim, você pode destacar por modelos versáteis e charmosos, e colocar flores naturais ou artificiais ou apenas uma plantinha toda verde para dar um charme na decoração. 

Outra dica muito importante é ter cuidado para não sobrecarregar a mesa com muitos vasos e plantas. Tirando isso, você pode explorar o seu bom gosto para montar a sua mesa posta. 

Continuar no blog: Decoração de natal: tudo o que você precisa saber para organizar a sua!