Na hora de realizar o sonho da casa própria, são muitas as opções de imóveis para avaliar e escolher. 

Quando falamos de lotes, então, e principalmente os da Soma Urbanismo, que contam com toda a infraestrutura completa para você e sua família viverem bem, nem se fala!

O que levar em conta nessas horas? Proximidade com o trabalho? Com a escola dos filhos? Preço? Diferenciais de lazer? Academia ao ar livre? 

Calma! O blog da Soma pode te ajudar! 

Saiba mais do que você deve levar em consideração para escolher o lote perfeito e, assim, construir a sua casa dos sonhos! 

Vem com a gente! 

Avalie a loteadora com quem irá fazer negócio 

O primeiro passo, antes mesmo de você conhecer os lotes disponíveis para a compra, é você avaliar a loteadora com quem irá fechar negócio. 

Isso porque existem muitas empresas no mercado que agem de má fé, vendendo lotes de baixa qualidade, com pouca ou nenhuma infraestrutura, e o pior: lotes que não estão regulares, sem a documentação em dia. Não dá para acreditar, né? 

Portanto, pesquise sobre a história da empresa, visite outros loteamentos que ela vende para olhar a qualidade do que já foi entregue e converse com os moradores. 

Se necessário, vá até a Prefeitura Municipal e o Cartório de Registro de Imóveis de onde o lote está localizado e confira se o loteamento como um todo está devidamente aprovado e regularizado, sem maiores pendências.

De acordo com a diretora comercial da Soma Urbanismo, Danielli Simões, você pode pedir o número ou até mesmo o decreto de aprovação e as devidas licenças na prefeitura. 

“Se o lote não tiver a matrícula individualizada, quer dizer que ele não foi registrado. Mas se ainda assim for necessário, você pode pedir o número e solicitar a certidão de ônus no cartório de registro geral de imóveis do município para fazer essa verificação”, explica. 

Preste atenção à localização (de todas as formas!)

Após confirmar a regularidade do lote, como segundo passo, você deverá prestar atenção à sua localização, uma das principais considerações ao escolher um lote para construir sua casa. 

Você precisa conferir se ele está ou estará, caso ainda em construção, próximo a locais essenciais, como escolas, lojas, transportes públicos, hospitais, supermercados e assim por diante.

Se a resposta for sim, esse pode ser um dos lotes perfeitos para você!

Outro ponto-chave a se considerar é em relação à localização do lote dentro do loteamento. 

É um lote de esquina? Como é a acessibilidade dele? É um lote que está em aclive, subindo a rua? Ou em declive, descendo a rua? Como é a sua topografia? 

E mais: qual a incidência da luz solar? Sol da manhã ou sol da tarde? Vale até pensar onde você irá secar as suas roupas dentro da sua casa! 

Essas são perguntas que você deve se fazer na hora de escolher o seu lote perfeito também. As respostas serão pessoais e irão variar de acordo com o gosto de cada um. 

Portanto, se, por exemplo, você gostar de um lote de esquina e preferir o sol da manhã, e encontrar um lote como esse, pode ser que ele seja a sua escolha mais indicada. 

Saiba mais: Inclinação de lotes: tire suas dúvidas com a Gerente de Projetos da Soma Urbanismo

Escolha o tamanho ideal para você e sua família 

Qual o tamanho perfeito para o seu projeto ? Quantos quartos você deseja ter? O seu lote terá espaço suficiente para abrigar tudo? Quero construir para morar ou para fazer de casa de praia? 

Quanto maior o lote, geralmente, maior o seu preço, portanto, esta e outras perguntas devem ser levadas em consideração. 

Mesmo que seja um tamanho padrão, além de verificar a metragem do seu lote detalhadamente, você também precisa conhecer as regras do Plano Diretor Municipal (PDM) do município onde pretende adquiri-lo. 

Algumas cidades não permitem construções de quatro ou cinco andares no loteamento, enquanto outras proíbem projetos muito grandes em lotes pequenos. 

Vale ficar de olho em todos esses pontos!

Visite o lote 

Se possível, uma dica é visitar o lote que está pensando comprar quantas vezes forem necessárias. 

Observe o tipo de solo, temas que levantamos no tópico anterior (se é de esquina, de aclive, declive e etc.), quais os diferenciais oferecidos pela loteadora, como redes elétrica, de água e esgoto, e onde seriam os pontos de ligação. 

Não se deixe levar apenas por fotos e vídeos, combinado? Isso irá te poupar bastante dor de cabeça no futuro. 

Cheque a viabilidade com o seu corretor de confiança!

Verifique as taxas e formas de pagamento

Muitos locais têm altas taxas e impostos relacionados ao lote e à sua construção. Verifique estes custos antes de adquirir o lote para garantir que você possa cumprir com todos os gastos associados à compra.

Esteja atento ou atenta, ainda, às condições de pagamento oferecidas pela loteadora para que o “barato não saia caro”. 

O que é mais vantajoso para você e sua família? Pagar à vista? No boleto? Cartão de crédito? Pegar um empréstimo? Parcelar em até 40, 60x ou 120x? Quais lotes oferecem essas condições? Elas condizem com o que você estava buscando? 

Sim, sabemos que são muitos detalhes para dar conta na hora de escolher o lote perfeito, mas não se acanhe, este é só o começo de uma linda história que será construída dentro dele. 

Lembre-se que, apesar dos gastos iniciais, os lotes contam com um imenso potencial de valorização, em especial quando existe a construção prevista de aeroportos, grandes fábricas e empresas ao redor. 

Portanto, o valor que você investe hoje pode duplicar, triplicar e até quadruplicar no futuro! 

Já parou para pensar nisso? 

Independente da sua escolha, conte com a assessoria da Soma Urbanismo nesse e em todos os momentos. Os lotes perfeitos para a sua família estão aqui. 

Confira nossas opções em São Mateus, Aracruz, Colatina, Guaçuí, Jaguaré, Linhares, no Espírito Santo, e Porto Seguro, na Bahia. Breve também em Nova Venécia e Trancoso!