Com a chegada do novo ano, sempre buscamos estudar formas de economia ou novos investimentos, não é mesmo? O investimento em lotes, geralmente, é considerado uma das opções mais vantajosas e rentáveis do mercado imobiliário. Além de uma boa decisão, ele possibilita a geração de frutos a médio e longo prazo, com a menor chance de depreciação de valor. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo imperdível para você que quer investir com segurança e valorizar o seu lote. 

É possível, sim, investir com sabedoria e sem muita dor de cabeça. 

Quer saber como? 

É só continuar a leitura!

Investimento em lotes: formas de investir

1) Escolha uma empresa de confiança 

Investir com sabedoria é o caminho para um futuro seguro e próspero. 

Por isso, é fundamental ressaltar a importância da empresa que se quer investir. 

É preciso escolher uma loteadora de confiança, que garanta a solidez e a segurança do seu investimento.

Empresas confiáveis, como a Soma Urbanismo, possuem um histórico consistente de desempenho, operações transparentes e uma reputação positiva no mercado.

São quase 15 anos de experiência, com mais de 6 mil lotes vendidos, mais de 5 mil clientes e famílias felizes por realizarem o sonho do lote próprio, e mais de 3 milhões de m² em área urbanizada. 

Ao escolher uma empresa que ofereça esse tipo de credibilidade, você reduz os riscos associados ao seu investimento e aumenta a probabilidade de retorno positivo.

2) Verifique se o lote está regularizado 

Além de escolher uma empresa de confiança, outra forma de investir com segurança em lotes é verificando se o que está interessado ou interessada está regularizado. 

Estar regularizado significa dizer que o lote e o empreendimento como um todo têm licença e aprovação da prefeitura da cidade para estarem ali, sem maiores pendências e seguindo, por exemplo, o Plano Diretor Municipal (PDM)

Além de checar essas informações, que podem ser conseguidas na própria prefeitura, é possível verificar, ainda:

  • Se o loteamento se encontra em uma área de manancial ou proteção ambiental, não havendo qualquer tipo de restrição quanto à construção de novas casas; e 
  • Se possui certidão de propriedade e negativa de ônus e alienação, documento que pode ser encontrado no Cartório de Registro de Imóveis do município. Por lá também é possível verificar sobre a regularidade do imóvel.

Loteamentos são investimentos seguros, pois permanecem no mesmo espaço e sua documentação, quando regularizada, garante todos os direitos do proprietário. Por isso é tão relevante estar atento(a) a isso.

Saiba mais aqui. 

3) Visite o local onde o lote foi ou está sendo construído

Fazer uma visita à região do loteamento é imprescindível para quem quer investir em um lote com segurança. 

Seja de dia ou de noite, com chuva ou sol, essa visitação é importante para a observação de como o terreno se comporta sob essas condições climáticas, bem como para a verificação de aclives ou declives, e confirmação de execução das obras conforme cronograma. 

Detalhes como iluminação, poluição sonora e proximidade a serviços essenciais como escolas, supermercados e farmácias também devem ser checados nesses momentos. 

Pense no potencial de valorização daquele local e nas futuras empresas que podem vir a se instalar ali. 

Na dúvida, converse com o corretor que estiver te atendendo e for o responsável pela venda do seu lote. 

Inclusive, ele é a pessoa mais indicada para a marcação dessa agenda de visitação, afinal, com o local em obras, pode ser difícil e perigoso chegar no lote em especial que você já comprou ou almeja comprar. 

Nada de sair querendo entrar no loteamento alheio “do nada”, hein! A sua segurança deve vir em primeiro lugar!

4) Pense no lote como o que ele realmente é: um patrimônio 

Para além de apenas um local de moradia para você e sua família, um lote é um patrimônio, um bem próprio, e deve ser tratado como tal, com seriedade e compromisso. 

Com o aumento do seu, você tem a opção de aguardar a valorização do lote para revendê-lo e obter lucro com o investimento. Ao contrário de uma casa pronta, um imóvel como esse pode oferecer diferenciais únicos, como rápida valorização e liquidez.

A flutuação do mercado imobiliário, aliás, estimula a busca por esses empreendimentos, impulsionando ainda mais o interesse de compradores em investir.

Um patrimônio maior permite que você tenha mais credibilidade junto a bancos e outras instituições financeiras.

5) Lembre das possibilidades de personalização 

Se preferir, caso não tenha a intenção de revender e, sim, ficar com o lote como um bem para você e sua família, é interessante lembrar também sobre sua possibilidade de personalização.

Em um lote, o comprador tem a oportunidade de planejar a construção da maneira que preferir e construir o que desejar, escolhendo cada matéria-prima e acompanhando todas as etapas de execução do projeto de pertinho.

É a chance de passar o imóvel de geração em geração com esse gostinho e lembrança dos dias de obras e construção. 

É para ficar na história da família e deixar o coração quentinho!

Agora que você já sabe tudo sobre investimento em lotes… O que achou do conteúdo?

Na Soma Urbanismo, compreendemos a importância de cada decisão imobiliária. 

Nossos lotes proporcionam um investimento sólido e a oportunidade de realizar os seus sonhos. 

Fale com um de nossos corretores e conheça hoje mesmo nossas opções de Norte a Sul do Espírito Santo, e na Bahia!