Na hora de investir em um imóvel, todos os gastos devem ser planejados. Um deles é com a escritura do imóvel.

Vem com a Soma e entenda a importância desse procedimento!

O que é um imóvel escriturado?

Um imóvel escriturado é um imóvel com escritura, que nada mais é que a oficialização em cartório de um imóvel, como um lote.

Tão importante como o CPF é para a gente, a escritura certifica quem é o dono do imóvel, sendo, na Soma Urbanismo, indispensável após a quitação do lote. 

 

Qual a importância de um imóvel escriturado?

A grosso modo, um imóvel sem escritura é um imóvel sem dono. Por isso, sua importância é tão grande. 

Caso haja qualquer tipo de ação, como o desejo de venda, na manutenção ou até mesmo uma invasão de propriedade, o documento traz segurança ao proprietário, que tem seus direitos assegurados pela lei mediante o registro.

Não ter o seu lote escriturado também pode até impossibilitar o proprietário de fazer financiamentos imobiliários com o banco.

 

Como emitir a sua escritura

Já explicamos aqui no blog como ter o seu lote escriturado após a sua quitação. Caso você não tenha acompanhado este conteúdo, não tem problema! A gente te explica de novo!

Primeiro, você retira a “Autorização para Lavratura da Escritura” com a Soma Urbanismo. Depois, você leva esta autorização ao cartório para que, então, a escritura do imóvel possa ser emitida.

Com a autorização recebida, o cartório passa uma lista de documentos para você levar, entre eles o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis). ITBI pago e documentos devidamente apresentados, o cartório, assim, emite as certidões para fazer a escritura.

Com a escritura em mãos, você também precisa registrá-la no Cartório de Registro de Imóveis. O Cartório de Registro de Imóveis é responsável por manter em arquivo todo o histórico de imóveis da região. Por meio da matrícula de cada um deles, o Cartório consegue registrar todos os acontecimentos ligados ao imóvel, seus donos, transferências, o cadastro na Prefeitura, entre outras informações.

 

Em dúvida sobre boletos e parcelas do seu lote? Veja tudo o que você deve saber sobre eles!