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“Comprei o lote, mas quero transferir. Qual o procedimento?”

Essa é uma pergunta feita com frequência para a equipe da Soma Urbanismo e, inclusive, presente no Manual do Cliente Soma.

Neste post, a gente tira essa dúvida e responde quais providências a serem tomadas!

Financiamento em dia

Quem tem interesse de realizar a transferência do lote deve checar se suas parcelas estão em dia e se o financiamento ainda está vigente.

Com a informação em mãos, o cliente faz, em seguida, a solicitação do saldo devedor à Soma Urbanismo e entrega a documentação do novo comprador.

Essa documentação deve incluir:

  • cópia simples do RG;
  • cópia simples do CPF;
  • comprovante de residência e certidão de Estado Civil (se solteiro, certidão de nascimento, se em união estável, contrato, se casado, certidão de casamento – incluir RG e CPF do cônjuge – e, se viúvo, certidão de óbito).

Taxas e tributos

Para a realização da transferência pela loteadora, além dos documentos, também será cobrada uma taxa de 1,5% sobre o valor da compra do lote.

Importante: essa taxa deve ser paga apenas no nome do titular e é essencial para dar andamento ao processo. 

Após a solicitação do boleto pelo cliente e a respectiva confirmação de pagamento, o novo contrato (termos de anuência e termo aditivo) é emitido.

Além da taxa, o cliente também deverá arcar com o pagamento dos tributos e despesas na transferência do imóvel para seu nome, inclusive registros, averbações, escrituras, imposto de transmissão, certidões e demais despesas do cartório.

Na categoria Orientações ao cliente Soma, damos diversas orientações quanto à quitação, início de construção e outras dúvidas relacionadas ao seu lote. Confira nossa página especial!