Como sabemos, a pandemia ainda está aí e, mesmo com o avanço da vacinação, deve se prolongar até o fim de 2021.

Sabendo disso, é preciso continuar seguindo as recomendações das organizações de saúde e manter uma rotina saudável na medida do possível, através da alimentação adequada, boas noites de sono e, é claro, da prática de exercícios físicos.

Assim, com a ajuda da nossa parceira, a educadora física e personal trainer, Juliana Sá (@julianasapersonal no Instagram), separamos 5 dicas de atividades físicas para você praticar ainda durante essa pandemia!

Segundo ela, o mais eficaz na hora de se exercitar está na prática dos exercícios já “conhecidos” e seguros. “Muita gente quer ficar ‘inventando moda’ quando o mais eficaz está no básico, nas flexões, agachamentos, entre outros”, conta.

Confira todas as suas dicas e assista os vídeos dos exercícios ao final do texto!

 

Atividades física pandemia

A educadora física e personal trainer Juliana Sá.

 

1) Agachamento 

“O agachamento é um exercício completo, que trabalha todo o corpo, principalmente as pernas. Pode começar fazendo com o auxílio de uma cadeira e depois evoluir na execução e amplitude. É preciso tomar cuidado para não projetar os joelhos à frente e nem para o centro, mas sim o quadril para trás”, explica a personal.

 

2) Flexão de braços

“Assim como o agachamento, a flexão de braços é um exercício completo para o corpo. Mas dessa vez, a ênfase fica no tronco e braços. Pode iniciar fazendo com o apoio dos joelhos no chão e também com as mãos apoiadas em um banco ou cadeira (mais alto). Depois, pode progredir para o apoio das mãos no chão até chegar a fazer sem o apoio dos joelhos. Uma outra dica legal para iniciantes é que comecem deitados no chão, empurre o tronco para cima até estender os cotovelos e depois retornem ao chão devagar”, instrui Juliana.

 

3) Elevação pélvica

“Este também é um exercício de fácil execução e trabalha bastante a parte posterior das pernas e glúteos. Pode iniciar com os pés e costas no chão e depois progredir colocando os pés no alto e até as costas apoiadas em uma cadeira ou sofá, para aumentar a amplitude. Outra forma de progredir é fazendo com o apoio de apenas uma das pernas”, explica a educadora física.

 

4) Paraquedista

“Este é um exercício bem simples, mas que trabalha bastante o fortalecimento da musculatura de costas, principalmente na região lombar. Trabalha também o fortalecimento de glúteos. Pode começar fazendo com o apoio dos cotovelos no chão e depois progredir com os braços estendidos, com as mãos na cabeça ou até movimentando os braços para frente e para trás”, conta Juliana Sá.

 

5) Panturrilha

“Também é um exercícios de execução simples. Basta apoiar-se na ponta dos pés. Auxilia muito na circulação e retorno venoso, principalmente para aqueles que ficam muitas horas sentados. Pode iniciar partindo do chão e com apoio das mãos para o equilíbrio e depois progredir para fazer sem as mãos e também com o auxílio de um degrau para alongar o movimento e aumentar a amplitude”, orienta a personal trainer.

Ficou com dúvida de como fazer algum? Confira a lista com todos os vídeos de como fazer os exercícios abaixo!

 

 

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