Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

Diferentes tipos de softwares, métodos e técnicas que auxiliam no planejamento e acompanham a gestão de toda obra estão cada vez mais comuns nas loteadoras e construtoras Brasil afora.

A Soma Urbanismo é uma delas e acredita nesses processos de obra para melhoria de cada empreendimento que entrega.

“Nós trabalhamos para reduzir os prazos de obra em diferentes frentes. A primeira é tornando os projetos mais compatibilizados, com a utilização de softwares que dão um melhor detalhamento do projeto. A segunda é modificando e adotando novos sistemas construtivos. Por aqui já utilizamos, por exemplo, tubos de PVC para drenagem, e uma máquina pavimentadora, algo pioneiro nas construções aqui no ES”, explica a Gerente de Projetos da Soma Urbanismo, Lineker Bis Hoffman. 

Confira 5 processos de obra utilizados por nós para entregar o melhor para você e sua família!

1) BIM

O BIM, que significa Modelagem da Informação da Construção em inglês, representa um paradigma inovador no campo dos projetos de construção. 

Em contraste com a abordagem tradicional de desenhos em 2D, que oferecem apenas uma representação básica do projeto, o BIM utiliza modelos 3D que proporcionam uma visualização mais detalhada e precisa do produto final.

Além de ser uma representação virtual das obras, o BIM facilita o gerenciamento da documentação, a coordenação e a simulação ao longo de todo o ciclo do projeto, desde o planejamento até a operação e manutenção.

Em suma, todos os aspectos de uma construção podem ser modelados utilizando o BIM.

Esses modelos BIM não apenas possibilitam análises detalhadas, mas também permitem explorar diversas opções de projeto e gerar visualizações que auxiliam tanto os profissionais quanto os clientes a compreenderem melhor a aparência final da construção.

“É uma nova forma de construir que melhora muito a qualidade de nossos projetos”, conta o projetista da Soma, Gleisson Souza.

2) AutoCAD Civil 3D

O AutoCad Civil 3D é um desenvolvido pela empresa Autodesk. software de design e modelagem para engenharia civil 

Considerado essencial para todos os projetos de infraestrutura, já que o programa é uma versão específica para projetos de Engenharia, com ele, é possível realizar todos os projetos de forma automatizada para facilitar os desenhos, adaptações futuras e cumprimento de todas as especificações com agilidade. 

Ao combinar as capacidades de desenho do AutoCAD com ferramentas específicas para projetos de engenharia civil, como design de estradas, redes de tubulação, modelagem de terreno e muito mais, o software permite, a engenheiros e projetistas, a criação de modelos digitais tridimensionais de empreendimentos, a projeção de infraestruturas complexas, como estradas, vias ferroviárias, canais, redes de água e esgoto, entre outros. 

O Civil 3D permite, ainda, a análise e a simulação de diferentes cenários, facilitando a tomada de decisões e otimizando o processo de design.

Legal, não é mesmo? 

Confira também: Construindo o amanhã: o papel da inteligência artificial para as casas

3) Infraworks

Também desenvolvido pela Autodesk, o Infraworks permite gerar os modelos 3D dando liberdade na criação de propostas de infraestrutura muito rapidamente. 

Mais utilizado nas fases de Planejamento e Concepção de Projetos na Soma Urbanismo, ele ajuda nossos engenheiros e projetistas a criarem modelos tridimensionais detalhados de projetos de infraestrutura, como rodovias, ferrovias, redes de água e esgoto, parques e áreas urbanas.

Algo muito bacana do Infraworks é que ele também permite que os usuários importem dados de várias fontes, como levantamentos topográficos, imagens de satélite, dados de sistemas de informações geográficas (GIS) e modelos de CAD. 

Desta maneira, é possível visualizar o projeto em um contexto mais realista e tomar decisões mais informadas durante todo o processo. 

Também é capaz de oferecer ferramentas avançadas para análise de projeto, simulação de cenários e visualização em tempo real. 

4) MS Project 

O MS Project é mais um dos softwares utilizados pela Soma Urbanismo. 

O programa é focado em gerenciamento de projetos e atua em diferentes etapas da gestão.

Além de tarefas como planejamento e controle, ele proporciona aos profissionais algumas facilidades como calendários detalhados, distribuidores automáticos de tarefas e visualização de dados em vários ângulos e outras vantagens. 

Por oferecer muita praticidade e versatilidade de aplicação, ele é o software de maior aceitação mundial para gerenciamento de projetos. 

“Nós utilizamos o MS Project e o Sienge não apenas para planejamento e orçamento, como também para gerir o acompanhamento das obras”, afirma Lineker. 

Leia ainda: Cinco tendências e inovações em empreendimentos de alto padrão 

5) Sienge

Por fim, o Sienge, como colocado por Lineker ao final do tópico anterior, é um software de gestão empresarial especializado no setor da construção civil. 

Desenvolvido pela empresa Softplan, ele oferece uma ampla gama de funcionalidades, como gestão de obras, financeiro, comercial, qualidade e segurança, e até CRM, que cuida da gestão do relacionamento com os clientes.

“Com o Sienge é possível acompanhar a evolução do projeto por meio de indicadores e um cronograma financeiro em tempo real. Além disso, por meio do software, é possível melhorar o controle de custos, com uma gestão adequada de estoque de materiais da obra”, explica a gerente de projetos.

Não só de processos de obra e softwares se faz um bom empreendimento

É claro que essa lista de softwares e processos de obra faz toda diferença no dia a dia da Soma Urbanismo. Mas isso não é tudo na hora de construir um bom loteamento!

“Nós temos diversos profissionais em nossa equipe, entre engenheiros civis, arquitetos, engenheiros de produção e técnicos, que atuam em etapas específicas de todo o processo para garantir que a obra seja entregue no prazo ou de preferência antes, com toda a qualidade Soma Urbanismo”, conta Lineker. 

Com o trabalho e dedicação dos profissionais da Soma Urbanismo, todos os empreendimentos são construídos e entregues sempre com alta qualidade e padrão. 

“Não é só uma ação que muda o prazo e a agilidade da obra, mas sim todo o conjunto de técnicas inovadoras utilizadas, a compatibilização dos projetos e uma gestão de obra competente”, finaliza a profissional.

Gostou do conteúdo? Confira outros relacionados em nossas editorias de Inovação e Dicas de Construção.