Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

Chega o verão e, com os dias de sol e calor iminente, aumenta a procura por ar condicionados e ventiladores.

Mas, afinal, qual é o melhor? O que devo considerar na hora de escolher um desses aparelhos para minha casa?

É o que vamos descobrir agora!

Confira no post!

 

Saiba o tamanho do ambiente

Uma das primeiras dicas é saber o tamanho do ambiente onde você quer instalar o aparelho, seja ele o ar ou o ventilador.

No caso do ar condicionado, você tem que levar em consideração não apenas isso, como também a quantidade de BTUs presente no aparelho.

BTU significa Unidade Térmica Britânica e se relaciona à potência do ar condicionado. Quanto maior o número de BTUs, maior a sua força. 

Já quando falamos de ventiladores, o que conta são as RPMs, ou seja, a quantidade de Rotações Por Minuto, além da quantidade de pás existentes. 

Na internet é possível encontrar tabelas, como essa, que fazem as comparações do que seria ideal de acordo com cada metragem do cômodo onde você quer fazer a instalação.

 

Leve em consideração o custo-benefício

Do nada adianta comprar um aparelho super barato e ele não compensar no serviço, não é mesmo?

Por isso, é preciso levar em consideração também o custo-benefício que ele irá trazer.

Seja em lojas físicas ou online, pesquise, pesquise e pesquise de novo, bastante, antes de tomar qualquer decisão de compra. 

O seu bolso agradece!

 

Atenção à voltagem

Antes de decidir pelo ventilador ou ar-condicionado, é preciso também estar ciente da voltagem da casa ou prédio onde você mora.

A maioria dos lares do Brasil contam com uma voltagem de 127v e, portanto, o aparelho deve ter exatamente a mesma.

No entanto, também é possível que sua casa possua voltagem de 220v, portanto, fique atento (a), e escolha aparelhos compartíveis para não se arrepender depois ou mesmo colocar em risco a sua segurança!

 

Saúde em primeiro lugar

Existem pessoas que, com o uso do ar condicionado, por exemplo, ficam com a saúde mais prejudicada, principalmente a saúde respiratória. 

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, o uso do ar condicionado por longo período pode causar rinite alérgica, devido ao choque térmico proporcionado por quem entra e sai do ambiente, com temperaturas diferentes.

O mesmo pode acontecer com os ventiladores, mas, desta vez, pela falta de manutenção e limpeza, acumulando, assim, ácaros e outras bactérias, e prejudicando a saúde.

Leve tudo isso em consideração antes de tomar a sua decisão, ok? Saúde em primeiro lugar!

 

Veja também: Dicas de mesa posta: como preparar uma mesa para o jantar