Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

Você sabe o que é uma zona residencial? Sabia que ela pode fazer toda a diferença na hora de construir no seu lote?

Saiba mais!

Entendendo o conceito de zoneamento

Antes de partirmos para o assunto zona residencial, é preciso entender o que vem antes de defini-la, no caso, o zoneamento. 

O zoneamento é um instrumento utilizado nos Planos Diretores de cada município que serve para delimitar suas áreas de acordo com diretrizes especiais para o uso e a ocupação do solo. 

Criado na Alemanha, o conceito ganhou força mesmo nos EUA, a partir do século XX, e ajuda, até hoje, a planejar e a controlar o perímetro urbano, do tráfego, da proteção de áreas inadequadas à ocupação urbana, entre outros. 

Onde a zona residencial entra nisso tudo 

Com isso, o zoneamento divide ou separa cada parte da cidade com base em sua função, taxa de ocupação e aproveitamento, número de habitantes e gabarito (que diz respeito ao tamanho das construções).

Existem, também, o zoneamento urbano, agrícola, o ambiental, entre outros, sendo que todos eles podem ser classificados de acordo com o perfil socioeconômico do local.  

No zoneamento urbano, que é o que vamos focar aqui, uma das partes que entra na divisão é a zona residencial, que, como o nome já pode antecipar, é a parte da cidade que permite apenas e exclusivamente construções residenciais. 

O que não é permitido 

Com isso, logicamente, não se torna permitido construir estabelecimentos comerciais ou industriais em uma zona residencial. 

Para tanto, existem zonas específicas, como a Zona Comercial, a Zona Industrial ou, no caso, até a Zona Mista, que permite o uso residencial, comercial e/ou o industrial, contanto que não incomode os vizinhos ao redor. 

Cada cidade possui suas próprias regras

Como dito anteriormente, é importante frisar que cada município possui as suas próprias regras a partir do seu Plano Diretor Municipal, o PDM. 

Ele está disponível para qualquer pessoa que queira consultá-lo e já falamos sobre ele diversas vezes por aqui no blog, afinal, é ele quem autoriza o que você pode ou não fazer no seu lote. 

 

Por isso, não deixe de conferir também os posts: O que é PDM e pra quê ele serve e PDM: cuidado e responsabilidade nos municípios.