Você já deve conhecer a palavra autocuidado. Quando falamos desse assunto, automaticamente pensamos nos cuidados com a mente, corpo, meditação e por aí vai. 

Apesar desse pensamento não estar errado, o autocuidado vai muito além disso, uma vez que ele é um conjunto de atitudes que cada pessoa tem sobre si para promover uma melhor qualidade de vida. 

Já que o autocuidado é capaz de melhorar a nossa autoestima e nos ajudar a tomar decisões, por que não ter um autocuidado também com as suas finanças? Para uma boa saúde financeira, é também necessário ter em mente a ideia do autocuidado, para que você comece a desenvolver hábitos saudáveis e melhore a sua vida financeira. 

Como colocar o autocuidado financeiro na prática? 

Para te ajudar nessa missão de cuidar da sua saúde financeira, nós separamos quatro dicas fundamentais para você colocar em prática hoje mesmo. 

Confira a seguir! 

1) Aprenda a controlar seus gastos

Aprender a controlar os seus gastos é essencial para que você comece a cuidar da saúde financeira da sua casa. Hoje, vivemos em um padrão o qual o consumo é muito alto e por vezes, os excessos podem trazer grande prazer e realização e levar a um enorme endividamento. 

Para que você não caia nesses padrões de consumismo, é importante reavaliar os seus hábitos de compras. Para isso, você pode fazer algumas perguntinhas básicas antes de comprar qualquer coisa: 

  •  Eu preciso ou quero?
  • Tenho condições de pagar neste momento ou nos próximos meses? 
  • Posso adiar essa compra sem ter prejuízo? 

Temos certeza que ao responder essas perguntas, você irá fazer a escolha certa na hora de comprar!

2) Conheça as suas despesas

Nesse momento, você deve fazer um minucioso levantamento de todas as despesas da sua casa, contemplando as contas fixas, as variáveis e os gastos extras. 

É essencial que você conheça as suas contas básicas, os gastos que podem ser cortados em sua casa e o que você está devendo no momento. Para isso, você pode rever também o seu orçamento mensal e entender a sua real capacidade de pagamento para as contas. 

Uma boa ferramenta para te ajudar a organizar os seus gastos é uma planilha em Excel ou até mesmo um caderninho para anotações de tudo que comprar ou tiver que pagar. O mais importante aqui é você conhecer os seus gastos e tê-los registrados. 

3) Poupe o seu dinheiro

Conhecendo agora a fundo todos os gastos mensais, incluindo os fixos e variáveis, você sabe até onde e o quanto pode economizar. Criar o hábito de poupar dinheiro antes de gastar com qualquer coisa, ajuda a construir uma vida financeira mais saudável. 

4) Tenha metas e objetivos claros 

É interessante que você tenha objetivos e metas bem definidos, para que você possa ter um motivo para economizar todo mês e cortar gastos desnecessários. E para te ajudar a economizar para conquistar e comprar o mais sonha, você pode separar quantias semanais e começar a guardar. 

Além disso, você ainda pode procurar um investimento seguro para investir o seu dinheiro guardado e fazê-lo trabalhar com a ajuda dos juros compostos e ter mais dinheiro quando for sacá-lo do banco de investimento. Gostou das dicas? Agora você já pode começar a juntar dinheiro para comprar o seu lote! Dê uma olhada nos lotes da Soma Urbanismo aqui!