Quem nunca ouviu falar na taxa Selic de juros? Ou no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo)? Talvez o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras)?

É, no mercado econômico, são muitas as siglas utilizadas. Algumas aprendemos desde a escola, como por exemplo o PIB (Produto Interno Bruto). Já outras, como o IGP-M, podem passar bem longe da sala de aula…

Como um cliente Soma Urbanismo, é interessante que você saiba sobre o que se trata esta em especial, afinal de contas, ela é uma das mais utilizadas no ramo imobiliário e pode estar presente até em seu contrato.

Mas afinal, o que é IGP-M? Do que ele se trata?

O Índice Geral de Preços no Mercado, também conhecido como IGP-M, é responsável por medir a inflação do país.

Calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é um dos mais utilizados no ramo imobiliário nos reajustes de contratos de aluguel e de financiamentos.

Os parcelamentos de contratos da Soma Urbanismo, por exemplo, são parcelamentos reajustados pelo IGP-M. 🙂

Como é aplicado?

O índice é aplicado no mês indicado na cláusula VI do seu Contrato de Promessa de Compra e Venda quando, na condição de compra, existirem prestações a serem corrigidas periodicamente.

Todos os financiamentos possuem cláusulas, como a VI, que determinam como serão pagas as prestações, fixas ou corrigidas periodicamente. Isso é algo definido no momento da proposta.

Caso você não lembre o que definiu, basta consultar o seu contrato. Lá, além de mais informações sobre o IGP-M e o seu respectivo reajuste, você também pode encontrar mais informações sobre as suas parcelas, as suas condições de compra e pagamento.

 

 

Ainda tem dúvidas? Não tem problema, basta entrar em contato com o nosso setor de Relacionamento! Conheça todos os seus canais de comunicação com a Soma Urbanismo