Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

Por muitos caminhos que percorremos no Espírito Santo, temos muito motivos para conhecer as diferentes belezas, paisagens e lugares incríveis que compõem o estado de Norte a Sul.

E, na região noroeste, não é diferente, pois se destaca na variedade de atrações, cenários e clima. 

A cidade de Nova Venécia conta com 50.031 habitantes (Censo/IBGE 2021), sendo o 12º mais populoso do nosso estado.

Não parando por aí, o relevo montanhoso, as belas paisagens e a sua economia baseada no extrativismo mineral, caracterizam a cidade como a “capital do granito”, tendo a sua economia baseada no extrativismo de rochas ornamentais.

Conheça um pouco mais sobre esse destino, que possui o maior potencial para exploração do ecoturismo no Espírito Santo!

1) Capital

Apesar de ser uma cidade do interior, Nova Venécia está se tornando conhecida também pelo turismo voltado para os negócios, recebendo visitantes de todo o Brasil e, também, de várias partes do mundo.

Mesmo sendo considerada capital, o contexto está voltado apenas para a exploração de granito, movimentando, então, a economia e gerando oportunidades de emprego. 

Entretanto, vale ressaltar que a capital política e administrativa permanece sendo Vitória.

2) Infraestrutura

Para quem curte uma boa localização, a cidade fica próxima das divisas entre Minas Gerais, Bahia e a um pouco mais de uma hora da praia de Guriri, em São Mateus.

Essa proximidade se dá pelas rodovias ES 130, ES 137, ES 220 e BR 381. Além disso, Nova Venécia está apenas há 60 km do ponto de encontro com a BR 101, sendo uma das vias mais importantes do Brasil

Para os estudantes, a cidade está preparada para acolher e contribuir com um bom ensino, variando desde o fundamental, médio e superior, estando, entre elas, uma unidade do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

3) Ecoturismo

Não parando apenas na economia local, mas o granito também é a base de um grande potencial turístico do qual, os venezianos (gentílico), se orgulham.

Dentre os pontos turísticos, estão: a Pedra do Elefante e a Pedra da Fortaleza; que são símbolos preservados pelos moradores. Dentre as características, temos:

  • Pedra do Elefante: + de 600 metros de altura, localizado a 10 km da sede do município. Rodeada pela mata e por um pequeno lago.
  • Pedra da Fortaleza: + de 900 metros de altura, caracterizado como o ponto mais alto de Nova Venécia. Os visitantes podem optar pela hospedagem nas fazendas da região, havendo a oportunidade de se deliciar com a culinária típica.

4) Cidade Radical

Para você que tem interesse e, trilhas, caminhadas, escaladas e demais atividades, aqui é o seu lugar!

As atrações de Nova Venécia oferecem mais do que a contemplação de lugares bonitos, seja para moradores ou turistas que também podem explorar a região.

Por estar incluído em um corredor ecológico, chamado corredor do elefante, o município possui uma área propícia para a prática de diversos esportes radicais. 

Sem deixar de mencionar o Enduro do Elefante, que é uma corrida anual radical de motos offroad, pelo terreno irregular da região.

5) Rio Cricaré

Formando um belo cenário que une rio e montanhas, o centro de Nova Venécia é banhado pelo Rio Cricaré.

Por sua mansidão e grandiosidade, o rio, que possui o significado de “preguiçoso” na língua tupinambá, tem correnteza calma na maior parte de seu leito. 

O mesmo nasce em Minas Gerais e, em solo capixaba, passando por sete municípios, refrescando, então, o ambiente de Nova Venécia nas estações mais quentes.

6) Festas tradicionais

Pelo fato de Nova Venécia ser considerada um pedaço da Itália, no Espírito Santo, os venecianos buscam resgatar as tradições do país, gerar renda e valorizar a gastronomia local com festividades, como a Cappitella

A festa conta com atrações fantásticas, que levam a ser considerada a segunda maior festa do município. Com quatro dias de duração, a festa em comemoração à imigração italiana é aberta a todos.

A composição do nome surgiu a partir da junção das palavras: Cappelletti e Tagliatella, que são dois pratos típicos da culinária Italiana e comuns no município. 

Depois do sucesso da primeira edição, em 2017, a comunidade veneciana sempre se mobiliza para a realização do evento.

Não tem como deixar de conhecer, né? Por esse motivo, a Soma Urbanismo está preparando o melhor para você e para sua família. Aguarde!