Que muitos setores foram impactados pela pandemia, isso não é novidade!
E o mercado imobiliário foi um deles, por ter ligação direta com diversos outros setores ligados à construção civil. Esse fato até hoje deixa muita gente com o pé atrás em relação ao futuro do setor.
Mas antes de tomar qualquer decisão, é muito importante entender quais são as tendências para o futuro do mercado em curto, médio e longo prazo.
Entenda!
Mercado antes da pandemia
O mercado para os corretores de imóveis e demais profissionais, passou por alguns altos e baixos, principalmente, por conta das crises financeiras que impactaram o Brasil.
No decorrer dos anos de 2015 a 2017 o setor imobiliário passou por uma crise intensa, obtendo um desempenho preocupante para quem estava envolvido no segmento.
Essa situação mudou quando o mercado passou a demonstrar sinais de recuperação, a partir de 2019. Já com a chegada da Covid, a situação não melhorou muito, devido ao impacto inicial no setor sendo bem forte e sentido por todo o mercado.
Mercado imobiliário pós pandemia
De acordo com algumas estimativas da Exame, 14,5 milhões de famílias estão decidindo adquirir seus próprios imóveis nos próximos 24 meses.
Ou seja, mesmo com o aumento da taxa de juros e o encarecimento de financiamentos, o setor deve continuar crescendo.
Dessa forma, algumas tendências e comportamentos devem ser observados, porque certamente influenciarão no futuro do mercado imobiliário.
Processos digitais
Já que no período da pandemia as visitas em imóveis haviam sido limitadas, os consumidores não perderam tempo e garantiram o seu lugar no universo online, para conhecer e adquirir esse bem.
Sendo assim, muitas empresas foram obrigadas a se adaptar a esse novo cenário, existindo, então, um movimento muito grande de digitalização e reformulação dentro do setor.
Essa mudança se dá tanto no que diz respeito à oferta de imóveis, em plataformas, como também, no que tange a outros negócios inseridos no segmento.
O mercado digital irá influenciar cada vez mais o setor imobiliário como um todo. Contribuindo para que as empresas que estão preparadas saiam na frente dos concorrentes.
Paisagismo
A falta de contato com a natureza trouxe problemas dos mais variados tipos, principalmente, os relacionados ao humor e ao psicológico.
Isso se deu devido aos lockdowns, causados pela pandemia, onde muitas pessoas foram obrigadas a ficar 24 horas por dia em seus apartamentos e casas.
Dessa forma, tornando natural a busca atual por imóveis com paisagismo, arquitetura, e decoração ainda mais confortáveis, sem poluição visual e praticidade, que tornem o dia a dia das pessoas mais agradável.
Está em busca de um loteamento de qualidade? Fale com a Soma!