O seu sonho de ter uma casa própria pode estar mais próximo do que você imagina em 2020. Confira as medidas que facilitarão o crédito imobiliário neste ano!
Facilidade ao crédito imobiliário
A Caixa Econômica Federal no ano passado alcançou cifras recordes. Apenas no terceiro trimestre, a instituição financeira teve lucro líquido superior a R$ 8 bilhões, o que representa mais de 60% do total de 2018.
Tamanho desempenho foi graças a reduções em juros, empréstimos pessoais, cheque especial ou para construção ou aquisição de imóveis.
Inclusive, este ano o setor imobiliário receberá grandes incentivos, já que o banco pretende melhorar as condições de financiamento habitacional.
Medidas da Caixa
Redução Selic
Em entrevista ao Estadão, Pedro Guimarães, presidente da Caixa, afirmou que uma das medidas será a redução de juros. No setor de crédito imobiliário, em 2019 a taxa anual de 9% passou para 6,50%. A promessa é que se a taxa Selic cair mais, haverá, por consequência, menos juros ainda. Hoje a taxa se encontra em 4,25%.
IPCA
Outro ponto esperado é o impulsionamento da modalidade de crédito imobiliário corrigido pela inflação (IPCA), que foi lançado em agosto do ano passado. De acordo com cálculos do banco, com a inflação próxima da meta estipulada pelo Ministério da Economia, ou seja, controlada, os empréstimos nessa modalidade ficam entre 30% e 50% mais baratos se comparados a linha de taxa referencial.
Os juros nos financiamentos da Soma Urbanismo, desde o início de 2020, são controlados pelo IPCA.
Juros pré-fixados
Já em março, mais uma modalidade pretende facilitar o crédito imobiliário: a de juros pré-fixados, que não apresenta correção durante todo o financiamento, sem depender da taxa referencial ou da inflação. Se a taxa subir, o cliente não pagará a mais. Caso aconteça o contrário e caia, ele terá direito a renegociação.
Os financiamentos da Soma Urbanismo agora também não contam com correções. É mais segurança e poder aquisitivo para você!
Home equity
Ainda, de acordo com Guimarães, a Caixa estuda formas mais eficazes de colocar em prática o empréstimo com imóvel em garantia, conhecido como home equity. Nesse modelo sucesso nos Estados Unidos, proprietários de imóveis utilizam os próprios empreendimentos como garantia para um abrir um novo financiamento.
Caixa Seguridade e Caixa Cartões
Por fim, outra medida pensada para estimular o crédito imobiliário será a venda de participações da Caixa em outras empresas e aberturas de capital da Caixa Seguridade e Caixa Cartões. Com essa ação, a instituição pretende continuar se desvinculando de ativos sem correlação com a atividade bancária e focando na concessão de crédito imobiliário.