A bicicleta é um dos meios de transportes mais sustentáveis que existe, já que não polui e, ainda, funciona como uma excelente atividade física. Mas, para manter a bike em dia e em perfeito estado, é preciso ter certos tipos de cuidados. Um deles é quanto às manutenções periódicas. 

Saiba mais!

 

A importância da manutenção de bicicletas 

 

Em qualquer sinal de pneu careca, corrente gasta ou freios no limite, fazer a manutenção da sua bicicleta pode te livrar de acidentes ou situações desagradáveis quando você for pedalar. Ou seja, o quesito segurança é bem garantido. 

Além de fornecer mais segurança aos ciclistas, uma manutenção ajuda o ciclista na preservação da qualidade das peças da bike e, consequentemente, poupa dinheiro no futuro, com correções e reparos caros.

 

Projeto ajuda os ciclistas 

 

Projetos podem auxiliar quanto às manutenções da bicicleta por parte do ciclista. O Bike Mobi criado pelo administrador Roberlan de Oliveira é a prova disso.

Morador de São Mateus, o administrador criou uma plataforma online que atende todo o Brasil. Nele, o ciclista pode registrar as manutenções realizadas na bike, bem como receber informações úteis em casos de furtos.

Ainda, no site, é possível conhecer as ciclovias e bicicletários de várias cidades brasileiras e encontrar empresas do ramo para os serviços de manutenção. 

Para Roberlan, é fundamental o ciclista adotar a manutenção ao longo da vida útil da bicicleta. Ele explica até que existem dois tipos de manutenção, mas com funções diferenciadas.

“Há a manutenção preventiva, que é para conservação de durabilidade da bicicleta e seus componentes. E também a corretiva, que é para um melhor funcionamento e uma melhor valorização da hora da venda”, conta. 

Além do Bike Mobi, Roberlan também está construindo com parcerias uma associação em São Mateus para o público de ciclistas.

Esse projeto, em breve, será uma forma dos ciclistas do município terem voz e solicitar direitos legais junto ao poder público, como melhorias para os usuários profissionais e também para os amadores.

Uma boa ajuda, não é?

 

Ciclovia como solução 

 

Em se tratando de manutenções de bicicletas, é possível pensar em ciclovias, já que podem se tornar uma solução eficaz na diminuição de grandes reparos de uma bicicleta.

Isso porque se o ciclista (por não ter outra alternativa) passa constantemente por ruas não pavimentadas ou com muitos buracos, prejudica o bom funcionamento do seu veículo de duas rodas. 

Por isso, quanto mais ciclovias uma cidade tiver, melhor será a mobilidade urbana e, claro, a segurança dos ciclistas com o seu meio de transporte. A Soma Urbanismo acredita nessa ideia e aposta em ciclovias  dentro de seus residenciais.

Uma delas fica localizada no Residencial Jacuí II, local onde morará Roberlan. 

“É um grande diferencial do residencial, além da estrutura de ruas pavimentadas, ligações e tratamento de esgoto, já que tem muita ligação com o meio ambiente e em oferecer uma melhor qualidade de vida”.

Confira mais benefícios de ter uma ciclovia perto de casa!