Quais as diferenças entre lote e terreno? Você tem dúvidas sobre isso? Normalmente quem sonha em construir a casa própria precisa entender essas diferenças para que faça a escolha correta no momento da compra. 

E afinal, será que um lote é a mesma coisa que um terreno? À primeira vista pode até parecer que sim. Entretanto, existem diferenças significativas que te ajudarão a escolher entre um ou outro. 

Continue acompanhando a leitura e confira aqui! 

Afinal, qual a diferença entre lote e terreno? 

Para que você possa entender essa diferença, é necessário que esteja claro o que é cada um. 

Primeiramente, o terreno é caracterizado por ser um grande espaço de terra urbano ou rural, destinado à construção. Os terrenos também podem ser reservados para o plantio ou criação de animais, mas apenas em áreas rurais, como sítios e chácaras. 

Já os lotes se enquadram em pequenas partes de um terreno. Sendo assim, um terreno pode ser dividido em várias partes, às quais chamamos de lotes. Portanto, dentro de um terreno podem existir centenas de lotes. 

Além disso, quando uma pessoa ou empresa compra um terreno e divide  em vários lotes, que geralmente são do mesmo tamanho, ela estará fazendo um loteamento

Basicamente, as diferenças entre lote e terreno são essas. Legal, não é? 

Qual dos dois é mais vantajoso na hora de comprar?

Agora que você já entendeu a diferença entre lote e terreno, pode estar se perguntando: qual é mais vantajoso na hora de comprar? 

Se você deseja comprar para construir a sua casa própria, os lotes são as melhores opções para isso. E para que você entenda melhor, nós separamos uma listinha dos motivos e vantagens de adquirir um lote: 

1) Prontos para construção

Quando uma loteadora compra um terreno já começa a prepará-lo para facilitar o processo de construção. A Soma Urbanismo, por exemplo, trabalha para que os lotes sejam entregues com uma infraestrutura segura e com todas as redes de drenagens construídas. 

Sendo assim, antes de construir a sua casa você não terá problemas com a infraestrutura do seu lote. Legal, não é? 

3) Localização, segurança e infraestrutura

Como já dissemos anteriormente, as loteadoras facilitam os procedimentos de infraestrutura dos lotes para a venda e construção. Além disso, é possível encontrar lotes em áreas de localização acessível, como por exemplo, supermercados, escolas, farmácias e outros pontos comerciais próximos do loteamento. 

Com isso, muitas vezes é possível morar em locais mais seguros e bem pertinho de grandes centros comerciais. 

Já que o lote já está prontinho para construção, fica muito mais fácil e simples para iniciar a construção. 

Além disso, uma vez que você adquire um lote regularizado, você tem a possibilidade de realizar um financiamento bancário para a construção da sua casa. Legal, não é? 

Conseguiu perceber as diferenças entre lote e terreno e já sabe qual comprar? Se sim, dê uma olhadinha nos lotes da Soma Urbanismo