Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

A Caixa Econômica Federal alterou a linha de crédito para financiamento de lote urbanizado e a oferta de taxas de juros diferenciadas para modalidades de Construção Individual. 

Todas essas modalidades contam com o funding do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e reajuste pela Taxa Referencial (TR). 

Veja mais detalhes!

 

Lotes urbanizados

Em relação aos lotes urbanizados, a Caixa determinou que poderão ser financiados os imóveis entre R$ 50 mil e R$ 1,5 milhão, com prazo para pagamento do financiamento em até 240 meses.

Já a quota de financiamento, que antes era de até 50% sobre o valor de avaliação do terreno, passa a ser de 70% e a taxa de juros para 8,5% + TR. 

 

Aquisição de terreno + construção 

Já para a modalidade de aquisição do terreno e construção ou construção em terreno próprio, a taxa de juros passa a ser de 6,5% + TR (antes esse percentual era de 8%).

O limite financiado que antes era 60% passou para 70% do valor do imóvel e o prazo de amortização aumentou para 30 anos. 

 

Reflexos das novas linhas de crédito 

Segundo especialistas do setor, essas mudanças devem ser encaradas com bons olhos. Afinal, elas serão fundamentais para impulsionar o mercado de loteamentos e entregar mais vantagens para os compradores. 

Um motivo para estimular as vendas, é que agora uma pessoa pode financiar um lote com uma entrada menor e com taxas de juros mais baixas, além de poder realizar uma construção mais barata, sendo 30% mais econômico do que a aquisição de um imóvel pronto.

 

Taxa Selic baixa

Outra vantagem também para os consumidores é a baixa da taxa Selic, que reduz a atratividade dos investimentos em renda fixa e fortalece a aquisição de lotes como opção de investimento seguro. 

Um vetor que também já comentamos por aqui que favorece o mercado de loteamentos é o movimento de êxodo urbano e a procura por imóveis maiores, que cresceu muito durante a pandemia.

Especialistas afirmam que esse novo perfil de consumidor procura por empreendimentos com área de lazer, mais espaço para o trabalho remoto e busca, ainda, por proximidade com a natureza. 

 

E aí, está pronto (a) para aproveitar essa mudança da Caixa e adquirir o seu lote Soma? Você também pode!