Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

Quando estamos planejando a sua casa dos sonhos, cada detalhe importa, não é mesmo? Principalmente quando falamos sobre os tipos de cobertura e revestimento para ela, como a laje ou o telhado com forro.

Ambas as opções possuem os seus benefícios e possíveis problemas, que podem ocorrer ao longo do tempo de vida da casa. 

Mas, afinal, existe um ou outro que é melhor? Como escolher e decidir pela opção mais certeira e de acordo com as suas necessidades? 

É o que vamos descobrir no conteúdo de hoje! Acompanhe!

Valorize seu imóvel com a laje

Para nós, brasileiros, a laje já é bem conhecida, né? 

Ela é aquela estrutura horizontal que fica entre o teto e o pavimento superior de uma casa ou edifício. 

Vai me dizer que você nunca foi tomar um sol na laje? Ou mesmo comer um churrasquinho? 

Para quem busca por momentos como esse, ela pode ser uma excelente opção!

Mas, para além desses benefícios relacionados ao lazer, que também podem vir a valorizar o imóvel, a laje pode ser uma ótima solução para quem mora em regiões muito quentes ou frias. 

Isso porque, com ela, é possível utilizar materiais isolantes térmicos, que reduzem a troca de calor entre a parte interna e externa da casa, garantindo maior conforto térmico e economia de energia.

Além disso, a estrutura pode ser uma ótima opção para quem deseja ampliar a área construída de uma casa sem precisar de um terreno maior. 

Com a laje, é possível criar um novo pavimento, que pode ser usado para diferentes fins, como um novo quarto, uma sala de jogos, um escritório, entre outros.

Que tal? 

Por que não utilizar a laje?

Por outro lado, é importante entender que, comparada às demais coberturas, na construção de uma laje pode haver um gasto maior. Além dos materiais e mão de obra, pode ser necessário fazer algumas adaptações na estrutura da casa, o que pode encarecer ainda mais o projeto.

Dependendo do tipo de laje a ser feito, ainda é necessário gastar mais tempo e avaliar se a estrutura da casa suportará o peso adicional. 

Caso contrário, podem ocorrer problemas como rachaduras, trincas ou até mesmo o desabamento da estrutura.

A laje também é uma área que fica mais exposta à chuva e intempéries, por isso, é preciso garantir uma boa impermeabilização para evitar problemas de infiltração, que podem danificar a estrutura da casa e prejudicar a saúde dos moradores.

Como qualquer outro cômodo da casa ou do seu edifício, a manutenção periódica é indispensável para limpeza e verificação de possíveis rachaduras. 

Torne sua casa mais elegante e limpa com o forro

Para você que sonha em construir a casa própria com mais elegância, o forro pode ser a melhor opção! 

Esteticamente, o telhado com forro pode adicionar um acabamento melhor que a laje para a casa, dando um toque de sofisticação nela. 

Existem diversos materiais disponíveis para forro, desde os mais simples até os mais sofisticados, permitindo uma grande variedade de opções para combinar com o estilo da decoração da casa. 

O forro também pode esconder as fiações elétricas e os tubos de ar condicionado, deixando o ambiente mais limpo e organizado, além de também ser um bom isolante térmico e acústico.

“Acústico também?”

Sim, também!

O telhado com forro, por incrível que pareça, pode ajudar a reduzir a transmissão de ruídos externos para o interior da casa, ao contrário da laje, o que é especialmente útil em áreas com muito barulho externo, como em regiões próximas a avenidas movimentadas ou locais de construção. 

Essas são algumas de suas grandes diferenças em relação à laje, para além do fato de que essa opção, é claro, também pode evitar que a água se infiltre através do telhado e escorra pelas paredes ou piso da casa. 

Por que não optar pelo forro?

Caso opte pelo forro para o seu projeto, você precisará de uma cobertura reforçada e de alguns cuidados especiais, que variam conforme os materiais.

Por não possuir um apoio para a cobertura, a sua estrutura precisa ser mais robusta, com mais peças e/ou peças com maiores dimensões, o que pode também encarecer o projeto. 

Materiais em madeira na cobertura, além de suportar as telhas, vão suportar também o forro. O cálculo estrutural precisa levar isso em consideração, tendo em mente o material a ser utilizado.

Tenha em mente que o forro não substitui a laje, não sendo possível transitar por cima, ok? 

Ou seja, se futuramente você quiser verticalizar sua casa e transformá-la em um sobrado, a laje seria o mais indicado.

Vale lembrar ainda que, em casas com tetos baixos, a instalação do forro pode reduzir a altura do teto em alguns centímetros. Por isso, lembre-se de medir a altura do teto antes de decidir instalar um forro, para evitar problemas de espaço!

Esta opção também é uma opção que acumula bastante poeira e sujeira, o que pode ser mais difícil de limpar do que um teto comum, por exemplo. 

Fique atento(a)!

Para finalizarmos, fique atento(a) ao risco de infiltração, que existe em ambos os casos. O tempo de descoberta é o que diferencia a melhor escolha, onde, com o forro, a descoberta pode ser mais rápida comparado a laje.

O mesmo acontece com o acabamento. A obra apenas com o forro é mais rápida por não ser preciso executar a laje.

Mesmo tendo laje, ainda é possível utilizar o forro. Além do acabamento estético, ele pode servir para outras funções, como ocultar a instalação elétrica, hidráulica, isolamento térmico e acústico, entre outros, como comentamos.

E aí? Conseguimos tirar todas as suas dúvidas? Deu pra entender direitinho quais os benefícios e o malefícios da laje e/ou do telhado com o forro? 

Este é só mais um das centenas de conteúdos do nosso blog, que fala sobre decoração, construção, economia pessoal, arquitetura, inovação e muito, muito mais!

Continue navegando por aqui e confira também: Ar-condicionado natural: saiba como refrescar ou aquecer a sua casa