Para comemorar o aniversário de São Mateus, uma exposição itinerante de fotos abrilhantará a cidade. Essa exposição conta com o apoio da Soma Urbanismo e possui grandes registros históricos, que vão desde do século XX até os dias atuais.

Saiba mais detalhes!

 

Exposição também percorrerá escola do município

 

A exposição percorrerá, por cerca de dois anos, todas as escolas de São Mateus. Nessas escolas, professores e alunos terão a oportunidade de conhecer o passado e trabalhar na sala de aula como a cidade cresceu e desenvolveu no período que a fotografia abrange.

Além disso, o projeto pode ter o público estendido em algumas empresas e igrejas de São Mateus. 

O curador responsável pela toda coleta e organização do material é o historiador Eliezer Nardoto. Ele explica que a importância da exposição se dá por proporcionar um resgate da memória histórica de São Mateus.

“As pessoas olhando as fotografias do passado podem compreender como eram os tipos de habitação, a arquitetura da cidade, além de notar como tudo era feito e o que existia antes. Assim, é possível conhecer bastante o trabalho dos nossos antepassados. É uma verdadeira viagem no passado do município”, afirma. 

Temas diferenciados 

 

Dez banners irão compor a exposição. Cada um abordará uma temática diferenciada e terá, em média, dez fotos, uma por banner. Tais fotos fazem parte do acervo de Nardoto e são resultado de uma pesquisa de mais de 30 anos do historiador.

“A temática da exposição é voltada para a transformação da cidade no decorrer do tempo: como eram as ruas, as paisagens. Por isso, mostramos fotografias atuais para que as pessoas possam ver a diferença entre o passado e o presente”, diz Eliezer. 

História por trás das fotos 

 

A cada comparação de fotos que as pessoas fizerem, um novo olhar sobre a história de São Mateus pretende ser atingido, segundo Eliezer. 

O porto do município, a Igreja Velha, o Centro, a Praça São Mateus, a Praça São Benedito, a Praça Mesquita Neto e Guriri são lugares que fazem parte da trajetória a ser contada pela exposição.

Além disso, fotografias aéreas e de escolas antigas, bem como dos tradicionais desfiles lá do século XX, também farão parte dos banners. 

 

Confira a galeria com algumas fotos da exposição (clique para ampliar)

 

Leia também: Conheça 4 programas para fazer em São Mateus!