Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

No dia 25 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, uma data relevante no calendário para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e salvar outras vidas.  

Nada melhor do que viver essa conscientização na prática! A Soma Urbanismo aproveitou essa data para incentivar seus colaboradores a abraçarem a causa. 

Quer saber mais detalhes sobre essa ação? Continue acompanhando a leitura! 

A ação

A ação teve início no dia 16 e terminou no dia 19 de novembro, dando oportunidade aos colaboradores da Soma Urbanismo de doarem sangue no Hemoes de Santo Mateus. 

Com os horários reservados, parte da equipe visitou o Hemocentro São Mateus para realizar o procedimento de doação.

“Somos muito gratos à toda equipe do Hemoes de São Mateus, que nos recebeu e acolheu da melhor forma possível, nos permitindo fazer esse ato de amor com o próximo. Quero agradecer também a todos os colaboradores que aceitaram o convite para a missão, que com certeza ficará registrado na história da Soma”, afirma Danielli Simões, diretora comercial da Soma Urbanismo.

Como ser doador de sangue?

Se tornar um doador de sangue é muito fácil! Basta seguir os passos a seguir: 

1) Se dirigir ao Hemocentro da cidade em que você mora. Ao chegar lá, você deve se identificar com um documento com foto e realizar o cadastro;

2) A seguir, você deverá preencher um formulário com algumas perguntas sobre a saúde e a sua rotina;

3) Após preenchimento do formulário, será realizada uma triagem hematológica onde são conferidas informações básicas do seu sangue, como a dosagem de hemoglobina, peso, pressão arterial, temperatura etc. 

4) Em seguida, você fará uma triagem clínica com um profissional médico, para avaliação das respostas do formulário;

5) Somente então, a coleta de sangue é realizada. Esse processo dura cerca de 5 a 15 minutos e é acompanhado por um profissional da equipe para assegurar de que você ficará bem durante e após o processo. 

6) Após o fim da coleta de sangue, o voluntário fica em repouso por um tempo e recebe um lanche para iniciar a reposição de energia e ser liberado.

Normalmente, são coletados entre 400 e 450 ml de sangue de todos os voluntários e mais 50 ml para os exames laboratoriais.

E quem pode doar sangue? 

Pessoas que têm entre 16 e 69 anos e que pesem mais de 50 kg são consideradas aptas a doarem sangue. E para quem tem menos de 18 anos é necessário ter o consentimento formal dos responsáveis para realizar a doação

Para doar sangue, você pode procurar o Hemoes da sua cidade. O Espírito Santo conta com unidades em Vitória, Colatina, São Mateus, Linhares e Serra. 

Participe você também dessa corrente de amor e solidariedade!