Mais comum das três casas que apresentamos na série até agora, a casa de alvenaria é bem tradicional na construção civil. As construções feitas de alvenaria geralmente levam em suas respectivas estruturas blocos de concreto ou outras matérias-primas como tijolos cerâmicos, pedras, água e cimento.

Conheça mais sobre esse tipo de construção!

Personalização e agilidade

As casas de alvenaria são adaptáveis às necessidades de cada morador, podendo até mesmo serem compradas através de peças já pré-moldadas, de acordo com os seus desejos. Falamos sobre as casas pré-moldadas neste post.

Com isso, as casas de alvenaria ainda facilitam o trabalho dos arquitetos e urbanistas, que podem criar projetos mais modernos e de acordo com as tendências.

Outra vantagem desse tipo de construção é que, por ser popular e de fácil acesso de material e mão de obra, possui certa agilidade na construção.

Objetivo e tipos de alvenaria

O objetivo principal de uma casa de alvenaria é a resistência aos esforços de compressão. Sua construção pode ser dividida em dois tipos: a alvenaria estrutural e a alvenaria de vedação.

A alvenaria estrutural não utiliza pilares e vigas na hora da construção e os canos e fios passam por dentro dos blocos ao mesmo tempo em que a parede sobe, focando na estrutura da casa. A alvenaria estrutural é uma das mais antigas e pode fazer com que você economize até 30% no orçamento.

É recomendado consultar um arquiteto antes de optar por esse tipo de alvenaria para que ele avalie o projeto e sua viabilidade – nunca faça por conta própria!

Já a alvenaria de vedação geralmente está relacionada às construções que delimitam um espaço. É a alvenaria convencional e trabalha com estruturas de concreto armado ou madeira como base.

Tijolo de cerâmica ilustra post sobre casa de alvernaria, da série Diversidade na construção # 3 - Casa de alvenaria, do blog da Soma Urbanismo

Casas de alvenaria levam tijolos de cerâmica em suas construções. 

Preço médio

O preço médio para a mão de obra de um profissional e a construção de uma casa de alvenaria varia de R$ 300 a R$ 1200 o m². Por isso, é bom avaliar com calma e consultar diversas opções, não apenas de profissionais, como também de materiais.

Este post já é o penúltimo da série “Diversidade na Construção”! Para ter mais ideias de como construir a sua nova casa, confira todos aqui!