Seja na compra de um carro ou de um imóvel, o consórcio é uma alternativa muito comum entre os brasileiros. Agora, você sabia que é possível fazer um consórcio na hora de adquirir um terreno? 

Confira as vantagens desse tipo de investimento! 

 

Como funciona? 

O consórcio de lote é um sistema de compra cooperativada, ou seja, você deve contribuir mensalmente em um processo de autofinanciamento. 

Semelhante ao de imóveis, nele ao pagar parcelas mensais, é possível participar de assembléias e concorrer ao sorteio para a retirada da carta de crédito. Quem quiser tentar antecipar essa contemplação, pode fazer lances, seja fixo ou livre. 

Por isso, no geral, o sistema é simples: você contrata o consórcio, começa a pagar as parcelas; se tiver um dinheiro extra, dar lances para contemplação; se for contemplado, escolhe o terreno que deseja, faz a negociação com o dono ou a empresa e a administradora de consórcio faz o intermédio de toda a compra. 

É importante ressaltar que enquanto estiver pagando, o terreno/lote fica aliado a  administradora, até que ele seja completamente quitado. 

 

Escolha de um consórcio de lote 

Quem deseja um consórcio de lote, precisa avaliar alguns quesitos importantes para uma boa decisão. 

Um desses quesitos é a questão financeira, ou seja, se o orçamento familiar comporta as parcelas. Isso porque ficar inadimplente é uma situação que pode adiar o seu sonho de adquirir um lote. 

E você não quer isso, certo? Por isso, o segredo está no planejamento. Opte por um lote que não comprometa mais de 30% de sua renda com o consórcio e por consequência, tenha mais segurança para levar o negócio até o final. 

Outro ponto é a escolha da administradora de consórcio. É necessário verificar se ela é autorizada a funcionar pelo Banco Central; bem como a avaliação em sites de reclamações e redes sociais e se possível, a opinião de atuais consorciados a respeito dela. Além da administradora, vale ter atenção na hora de optar uma loteadora que tenha credibilidade, já que você só pode conseguir usar o consórcio com a obra finalizada e entregue. 

Tudo isso contribui para que você não tenha problemas futuros com o investimento! 

 

Vantagens 

No consórcio, não há garantia de ter o lote nas mãos logo no início, ao contrário do ofertado por um financiamento. Mesmo assim, o benefício é que nele você não fica refém de juros altos, que tendem a prejudicar o orçamento mensal. 

Além dessa grande vantagem, nesse tipo de investimento, o poder de compra é garantido, em que a carta de crédito é reajustada de acordo com o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). 

Ainda, a burocracia de um consórcio é bem facilitada, com um processo rápido, prático e sem complicações. 

 

Se ficou interessado em investir em um consórcio, não tenha dúvidas: garanta um lote da Soma Urbanismo. São diversas opções nos municípios de São Mateus, Colatina, Jaguaré e Linhares!