Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

Já falamos aqui sobre tipos diferentes de financiamento bancário e como eles funcionam. Um deles, o de financiamento do lote + construção, conta com vantagens que podem ser interessantes para você adquirir o seu lote Soma Urbanismo!

Veja como!

Transação diretamente com o banco

O financiamento lote + construção, como os outros financiamentos, é fechado diretamente com o banco, que libera crédito para o cliente já com um destino específico, no caso, a aquisição do lote e a posterior construção.

Nessa linha de financiamento, a Caixa Econômica Federal, principal banco com crédito imobiliário, ajuda você e sua família a comprar seu lote e construir a sua moradia e o seu FGTS pode fazer parte do pagamento. O financiamento é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação e tem como garantia a alienação fiduciária.

Para que o valor seja liberado, lembramos que são necessários documentos da loteadora, comprovação de renda, para que o banco saiba que você tem recursos suficientes para a cobertura do crédito, comprovação de residência, entre outros requisitos cruciais para a liberação desse financiamento. No momento da solicitação, também é preciso informar o porquê dela.

Como contratar

No financiamento lote + construção, você pode financiar o valor do lote junto com a construção, com parcelamentos em até 35 anos.

Para contratar este tipo de financiamento:

  • Você deve fazer uma simulação na Caixa para saber quanto vai precisar de crédito, de acordo com a sua renda – é importante que você leve um comprovante dela, contracheque, comprovante de imposto de renda, entre outros;
  • Após este item e com os documentos necessários em mãos, que incluem documento de identificação, comprovante de renda, entre outros (veja a lista completa aqui), vá até um correspondente da Caixa mais próximo;
  • O banco irá receber e analisar a sua documentação, e, após a aprovação do seu cadastro, mostrará para você as condições permitidas para a compra do seu lote, como, por exemplo, possibilidade de usar o FGTS, o valor de financiamento, a prestação e o prazo para pagar.​Uma vez aprovado o cadastro, a Caixa irá fazer a avaliação do lote, para assim, você assinar o contrato.

Os critérios

São necessários alguns critérios para conseguir essa oportunidade, como não estar com o nome no Serasa, ter mais de 18 anos ou ser emancipado, não ter contratado outro tipo de financiamento, nem ter recebido desconto no FGTS para outro financiamento habitacional.

Além disso, as prestações não podem ser superiores a 30% da renda mensal familiar e o imóvel deverá ser exclusivamente para moradia. Veja todas as condições aqui.

É importante saber que a futura casa construída será a própria garantia do financiamento. Ou seja, em caso de inadimplência, a Caixa irá tomar a propriedade para quitação da dívida.

Como você pode ver, o financiamento pode ser uma ótima oportunidade de adquirir a casa própria a longo prazo, com condições de pagamento especiais e taxas de juros reduzidas para o programa lote + construção (a partir de 5% ao ano).

 

Quer mais informações sobre financiamento bancário? Confira nosso conteúdo especial sobre financiamento!