Quem conta com quintal em casa deve estar atento à mudança das estações durante o ano, que pode trazer novas necessidades de cuidado com o ambiente.

O outono, por exemplo, conta com uma transição do calor incansável do verão para temperaturas mais amenas e bastante umidade do período.

Confira dicas para ajudar a cuidar desse espacinho especial de nossas casas!

 

Quintal com terra

Durante o outono costuma chover muito e, caso seu quintal seja aberto e contenha terra, é provável que ele suje bastante. O acúmulo de água deixa tudo cheio de lama e qualquer um que pise do lado de fora vai fazer uma sujeirinha no sapato, facilmente carregada para dentro.

Por isso, uma maneira charmosa de lidar com a lama e a chuva sem precisar de uma reforma grande é com o uso de pedras. Pedras brancas ou beges para o jardim podem ser encontradas em floriculturas e são vendidas por um bom preço o quilo.

Além de deixar mais bonito do que a terra exposta, as pedras funcionam como um ótimo controle da lama.

 

Quintal com grama

No outono, deve-se evitar regar a grama à noite, quando as temperaturas tendem a cair ainda mais. Regue-o pela manhã, sem excesso de água, pela umidade natural do tempo.

É normal também que nessa época do ano a grama cresça menos que no verão e na primavera, e você poderá, com isso, diminuir a frequência de corte da grama e poda das árvores que possam vir a existir em seu quintal. 

 

Cuidados com o jardim

A mudança de temperatura é muito importante para quem mantém tipos específicos de plantas no quintal. Com o tempo mais ameno, a água evapora de forma mais lenta, por isso deve-se evitar os excessos na hora de regar.

É preciso estar atento também aos insetos. Além da época ser favorável para vários deles, as folhas que caem no solo também deixam material orgânico do qual muitos se alimentam, por isso, é normal o surgimento de formigas e lesmas nas suas plantas. Algumas receitas caseiras, como a abaixo, são ótimas para afastá-las.

Você vai precisar de:

  • 10 folhas de coentro
  • 1 litro de água
  • 1 borrifador

Modo de preparo:

  1. Cozinhe as folhas na água por 10 minutos
  2. Deixe esfriar
  3. Coloque a água no borrifador
  4. Use-o de 1 a 2 vezes no dia para proteger as suas plantas

Apesar de alguns insetos serem perigosos para seu jardim, marimbondos e joaninhas, por exemplo, são muito bem-vindos. Ambos funcionam como defesas naturais das plantas, já que se alimentam de pequenos seres como os pulgões, que destroem as folhas.

 

Se assim você preferir, uma opção também é levar o seu jardim para dentro de casa e criar um ambiente interno mais natural. Veja como neste post!