Independente da região, é sempre importante se atentar sobre alguns cuidados antes de dar o pontapé inicial, né? E, quando falamos sobre a construção no litoral, não é diferente.

Nessas regiões, as construções podem estar sujeitas a alguns riscos, como: maresia, ventos mais fortes, corrosão, rachaduras, trincas e fragmentação do concreto superficial, por exemplo. Por isso, vale pensar em uma estrutura de proteção especial para evitar danos e reformas constantes.

Além disso, o calor e a incidência do sol reduzem o conforto térmico dos ambientes interiores, ocasionando em algo prejudicial, como a saúde e o bem-estar dos moradores.

A praia é sinônimo de descanso e para que você possa aproveitar de uma boa construção no litoral sem estresse, ou prejuízos, acompanhe o texto!

Evite materiais com acabamentos de ferro

Na hora de escolher os acabamentos e revestimentos para a sua casa próxima ao litoral, tenha em mente que os materiais, objetos e móveis feitos a base de ferro são inimigos da maresia.

A oxidação ocorre rapidamente, ainda mais quando é colocada nas áreas externas da casa. Os materiais compostos por concreto, fibras naturais ou sintéticas, inox e alumínio são materiais resistentes à maresia, diminuindo os números de manutenção, sendo conservados por um longo período de tempo.

Além disso, para um visual mais rústico, a madeira de demolição pode ser uma ótima ideia de decoração, mas fique atento e avalie se ela recebeu o tratamento adequado de impermeabilização.

Utilize um concreto de menor absorção

Por conta das variações do clima nas regiões litorâneas, é muito importante dar uma atenção especial no passo a passo da sua construção, assim como a formação da estrutura, que também está inclusa neste processo.

Neste caso, é essencial utilizar um concreto com pouca absorção para prevenir rachaduras, trincas ou até uma corrosão ao longo da fachada, ainda mais nas que estão voltadas para os ventos que vêm do mar, sendo capaz de se adaptar melhor às condições climáticas.

Na produção de um concreto menos permeável basta utilizar mais cimento e menos água na composição, além de aditivos que podem diminuir a porosidade da substância.

Aplique compostos plastificantes

Usar a tecnologia a nosso favor na hora de planejar a construção de imóveis também é possível! Especialmente em áreas que podem possuir um clima diferenciado.

Podendo ser necessário investir em aditivos plastificantes específicos para cada situação, que atuam na proteção das estruturas e do revestimento, evitando as corrosões ou demais desgastes ao longo do tempo.

No caso dos aditivos plastificantes, eles devem ser misturados ao concreto e à argamassa para deixar o revestimento menos poroso, aumentando, então, a vida útil da sua construção.

Fique de olho na nivelação do terreno

Ter uma boa preparação do terreno é o primeiro critério que deve ser avaliado antes de optar por um local de construção!

Os terrenos devem passar por diversas fases de adaptação e instalação para que tudo funcione de forma adequada, além de outros cuidados que também devem ser levados em consideração, como a elevação do local, áreas de inundação e os períodos de marés altas.

Por esse motivo, também é essencial que um arquiteto acompanhe a construção, podendo nortear sobre os materiais a serem utilizados e avaliar o andamento dos procedimentos técnicos.

Enriqueça a ventilação dos ambientes

Na hora de planejar a sua construção, pense que ela precisa ser ventilada naturalmente, o vento que vem do mar é uma delícia e cria uma sensação de relaxamento.

As construções próximas ao litoral precisam de uma ventilação e iluminação natural, diminuindo os danos causados pela maresia e evitando a formação de mofo, muito comum em ambientes mais úmidos.

Tratando sobre o revestimento da sua casa, os pisos de porcelanato podem ser mais interessantes para o ambiente, por isso, é preciso pensar em decorações que sejam propícias para o ambiente.

Quando o assunto é uma construção adequada, vale a pena saber um pouco mais, né? Então clique aqui e conheça as tendências de para a construção civil!