Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email
Foto: Carlos Roberto Rocha Santana

São Mateus é uma cidade descoberta e fundada por colonizadores portugueses apenas 44 anos após o descobrimento do Brasil, em 1544, sendo considerada a segunda cidade mais antiga do Estado.  Antigamente, era conhecido como povoado do Cricaré, sendo rebatizado pelo Padre José de Anchieta.

Para quem ainda não conhece o município, os seguintes lugares são ótimas dicas para entender um pouco mais dele. Para quem já conhece, mas nunca passou nesses lugares, fica aí uma ótima dica de visita!

1) Igrejas

Catedral de São Mateus

A construção da Catedral de São Mateus, que ilustra o post, foi iniciada em 1987 e o bispo idealizador Dom Aldo Gerna que teve a ideia do formato de tenda, pois Eis a tenda de Deus com os homens”.

Em 1989, a catedral de São Mateus foi inaugurada. Projetada pela arquiteta Regina Céli de Albuquerque Machado, a igreja conta com linhas modernas e pinturas bizantinas do artista plástico Cláudio Pastro. Vale a visita! Av. João XXIII, 330 – Centro. 🙂

Igreja Velha

As ruínas da igreja velha estampam vários cartões postais da cidade. Apesar do nome, o local nunca chegou a funcionar como uma igreja, já que a construção que se iniciou nos primeiros anos do século XIX foi paralisada pela Câmara Municipal em agosto de 1953.

Igreja Velha, em São Mateus, ilustra post sobre programas para fazer em São Mateus

Igreja Velha é um dos símbolos da cidade. (Foto: Moeção/Wikipédia)

Alegando que reformar a igreja matriz seria até cinco vezes mais barato, a estrutura que possuía mais de 300 metros acabou ficando inacabada. Uma verdadeira viagem ao tempo no centro da cidade. Fica na R. Manoel Andrade, 476 – Centro. 

Outras que valem a visita: Igreja Matriz de São Mateus (fica na R. Wilsom Gomes, 97 – Santo Antonio), mais antiga e tradicional da cidade, e Igreja São Benedito (R. Barão do Rio Branco, 152 – Centro), igreja oficial do padroeiro da cidade.

2) Praias

Barra Nova

Localizada em Guriri, São Mateus, a Praia de Barra Nova é outra das mais bonitas e preservadas do Espírito Santo. Cercada de água e vegetação, nela é possível tomar um banho de rio (o encontro do rio com o mar acontece bem ali, na sua frente) e curtir em uma área isolada, com poucas pessoas ao redor.

Praia de Barra Nova ilustra post sobre praias para bombar no verão do Espirito Santo. Foto de Arlys Batista.

No local, também é possível andar de pedalinho. (Foto: Arlys Batista)

Bosque da Praia e Praia de Guriri, Guriri

No Norte do Estado, o Bosque da Praia, em Guriri, possui destaque para os bares ao redor e para as reuniões de famílias à beira da água para os tradicionais churrascos embaixo das árvores. A praia, também repleta delas, conta com extensa faixa de areia e consegue manter sua paisagem de forma natural junto da vegetação de restinga presente.

Um verdadeiro cartão postal, a Praia de Guriri é um grande bônus neste item da lista.  Local mais badalado do verão mateense, ela fica próxima a diversos bares, restaurantes e da avenida onde passa o trio elétrico, no Carnaval, e são realizadas diversas festividades ao longo do ano. Lugar excelente para passear com a família e praticar esportes como vôlei, frescobol e futebol! Conheça mais praias famosas no Espírito Santo.

Bosque da Praia ilustra post sobre praias para bombar no verão do Espirito Santo. Foto de Arlys Batista.

Bosque da Praia, Guriri. (Foto: Arlys Batista)

3) Praças

Praça São Benedito

Um dos principais pontos turísticos e locais de lazer da cidade, a Praça São Benedito passou por renovação total, em 2011. As árvores foram podadas, os canteiros e o calçamento foram consertados, com a reposição dos bloquetes, danificados pelo rebaixamento das raízes das árvores, e pintados. Algumas plantas foram substituídas por novas espécies deixando o espaço ainda mais bonito e aconchegante.


Praça São Benedito (Foto: TripAdvisor). 

Praça Mesquita Neto

Outro cartão postal da cidade de São Mateus, a Praça Mesquita Neto é local de lazer para muitas famílias. Com apresentações culturais, espaços para caminhadas e lugares para sentar e tomar um sorvetinho ao fim da tarde, a Praça fica na R. Floriano Peixoto, 66 e é mais um ponto de lazer da cidade.

 Praça Mesquita Neto (Foto: Mapio).

Outras praças que valem a visita: Praça Municipal, na Rua Barão dos Aimorés, 354, e Centro de Vivência Amélia Boroto, na Rua João Pinto Bandeira, 74. 😉

4) Restaurantes

Restaurante do Nelson

Se você é fã de peixes, moqueca e frutos do mar, não pode deixar de conhecer o Restaurante do Nelson, em Guriri. Lá você encontra porções variadas de peroá, pescadinha, camarão, frango a passarinho, entre outras opções. Fica na Av. Oceano Atlântico, Guriri.


Restaurante do Nelson é especialista em frutos do mar e peixes (Foto: Márcio S).

Restaurante Robertinho

Caso prefira uma pizza ou uma boa picanha, o clássico Restaurante Robertinho pode ser uma excelente pedida. Localizado na Av. João XXIII, 247, no Centro, o lugar possui preço em conta, bom atendimento e comidas deliciosas!

5 programas para fazer em São Mateus - Soma Urbanismo (2)

Picanha com fritas e molho do Restaurante Robertinho. (Foto: Facebook Restaurante Robertinho/Reprodução)

Sorveteria Karamelo’s

Para a sobremesa, que tal uma visita à Sorveteria Karamelo’s? Tradicional do Centro de São Mateus, a Karamelo’s já faz parte da rotina da cidade. Com produtos deliciosos feitos no próprio estabelecimento, como as famosas tortas de sorvete e paletas, a Karamelo’s é parada mais que obrigatória em São Mateus. Endereço: Praça São Benedito, 54 – Centro. 

Imagem da Sorveteria Karamelo's, em São Mateus, ilustra post sobre programas para fazer em São Mateus
 
A sorveteria Karamelo’s. (Foto: Facebook Karamelo’s/Reprodução)

Menções honrosas e que também valem a visita: Recanto do Baiano, de frutos do mar, na Av. Ernane Rufino da Silva, 74; e Splêndido Espaço Gourmet, na Rua José Daher, no bairro de Fátima.

 

Gostou das dicas? Conheça e mergulhe ainda mais na história deste município encantador chamado São Mateus!