Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

As ondas de calor e as altas temperaturas causadas pelo verão seguem firmes em todo o Brasil. 

Nessas horas, estar em uma casa mais fresquinha faz toda a diferença, não é mesmo?

Neste post, reunimos algumas dicas de planejamento para que você construa a casa ideal e não sofra com o calor da estação mais quente do ano. 

Continue lendo para saber mais!

Aposte em materiais que sejam isolantes térmicos

Alguns materiais fazem toda a diferença para a casa no verão, além de serem mais sustentáveis. 

O poliuretano, por exemplo, apresenta um material tipo espuma, é flexível, resistente e reciclável, trazendo não apenas um conforto térmico, como também acústico, para a casa. 

Já a lã de rocha mineral, produzida por meio de rochas basálticas e outros minerais, pode ser utilizada com ou sem revestimento e é uma excelente maneira de isolar termicamente um ambiente.

Outros componentes também recomendados são a argamassa térmica e ou argila expandida, como falamos no post abaixo. 

Se aprofunde no assunto: Muito calor? Veja dicas de materiais isolantes térmicos

Invista em plantas umidificadoras

Já ouviu falar em plantas umidificadoras?

Talvez você nunca tenha ouvido falar nesse nome, mas com certeza conhece alguma. 

Grande aliadas contra o calor, as plantas umidificadoras são espécies que liberam vapor d’água no ambiente por meio de sua transpiração, deixando o ambiente mais fresquinho, liberando oxigênio e ajudando a purificar o ar. 

Isso tudo, é claro, sem falar da sombra que algumas delas podem proporcionar!

Você pode investir em plantas umidificadoras na parte interna ou externa da casa, não importa: elas estarão lá e farão o trabalho delas. 

Alguns exemplos de plantas deste tipo são a samambaia, o lírio da paz e a jibóia

Não se esqueça da ventilação e da iluminação naturais

A ventilação natural – bem como a iluminação natural – da casa que será construída também faz toda a diferença na resiliência ao sol. 

Para isso, as janelas devem estar localizadas em pontos estratégicos da construção, sempre abertas e acompanhadas de tecidos que não sejam fonte de calor.

Modelos de linho ou algodão em tom claro, por exemplo, são ótimos para isso. 

Apostar em clarabóias, cobogós e ambientes integrados também ajuda a aproveitar melhor a luz natural, economizando energia e deixando os espaços mais agradáveis durante todo o verão.

Preste atenção na posição do sol 

Por fim, não se esqueça de prestar atenção na posição do sol na nova casa. 

Casas construídas em lotes nascentes, onde grande parte da metragem do lote (e da casa) está voltada para onde o sol nasce, podem ser ótimos para ver o nascer do sol e ser mais produtivo. 

No geral, os ambientes costumam ser mais aconchegantes nas casas de lotes nascentes. 

Do contrário, as casas que são construídas em lotes poentes, ou seja, mais virados para onde o sol se põe, são ótimas para quem tem uma frequência alta de lavagem de roupas por exemplo, mas nem tão boas para quem não gosta de pegar muito sol. 

Enquanto que, à tarde e à noite, as temperaturas das “casas poentes” podem ser mais elevadas, de manhã faz bastante frio nelas devido à ausência da luz solar. 

Neste post, você confere tudo sobre esses dois tipos de lotes e casas: Posição solar do terreno: diferença entre lotes nascentes e poentes

Na dúvida, converse com nossa equipe de vendas

Ainda está com dúvidas?

Não se preocupe: nossa equipe de vendas está pronta para te ajudar a escolher o lote perfeito e a construir a casa perfeita, junto da ajuda de nossos parceiros!

Entre em contato!