2026 acaba de começar!
Se você colocou a compra de um lote como uma de suas metas para o ano, esse post é para você. Se ainda não, esse post também é para você.
O mês de janeiro costuma ser um mês ótimo para organização e planejamento, e a gente te mostra o porquê.
Acompanhe a leitura!
Motivos para janeiro ser o melhor mês para a compra do seu lote
Sensação de recomeço
“Ano novo, vida nova!”
Não é assim que a gente fala?
A sensação de recomeço que existe quando o ano vira é real e comprovada cientificamente.
No chamado “Efeito do Recomeço” (Fresh Start Effect, em inglês), um impulso psicológico é ativado pelo nosso cérebro, nos fazendo separar o “eu do passado” de um “eu do futuro” e marcando a data como um marco temporal na nossa cabeça.
Isso pode fazer com que fiquemos mais motivados e otimistas com que está por vir, traçando metas e objetivos para o ano que nasce.
Não à toa, muitas pessoas começam dietas e procuram academias quando o ano vira.
E essa sensação também é perfeita para se organizar para a compra de um lote!
Facilidade para a definição de metas
Com um ano inteiro pela frente e o “Efeito do Recomeço” citado anteriormente, fica muito mais fácil definir metas e correr atrás delas.
Repare bem: é muito mais difícil alguém querer pensar em meta no mês de outubro ou novembro, não é mesmo?
Quando as metas são definidas em dezembro ou janeiro, além de se ter todos os meses pela frente para cumpri-las, até mesmo a visão de um financiamento de um lote pode ficar mais clara – afinal, as suas parcelas seguirão exatamente o calendário.
Tabela recém-atualizada
Normalmente, a virada de ano é sinônimo de virada de tabela de preços, com uma atualização em todos os produtos.
Ao longo do ano, a tendência é que esse preço só vá aumentando de tempos em tempos, principalmente com o avanço das obras do loteamento, sua valorização e a venda gradativa.
Por isso, investir em um lote em janeiro ou começar a planejar a sua compra é uma ótima maneira de garantir uma boa condição, com as melhores formas de pagamento.
Visão macro
Outro ponto é que começar a se organizar ou mesmo já adquirir o lote em janeiro traz uma visão macro dos futuros gastos.
Isso porque o início de ano geralmente vem acompanhado de custos, impostos e outros compromissos para pagar como IPVA, IPTU, IRPF, material para a volta às aulas, entre tantos outros – fora a fatura do cartão, comumente cheia após as festas e presentes de final de ano!
Assim, janeiro proporciona uma visão macro do todo: do que se tem que pagar a cada mês a quando as contas começam a dar uma aliviada.
Para um planejamento financeiro, isto é perfeito!
Melhor para planejamento financeiro
Com todas estas despesas mapeadas, fica muito mais fácil se organizar e se planejar para a compra de um lote.
É possível projetar, por exemplo, com mais precisão, o impacto da compra do lote no orçamento familiar, e ajustar parcelas para não ter aperto nos meses seguintes.
Toda essa clareza permite você acompanhar mais de perto suas entradas e saídas, evitando dívidas, negociando condições mais flexíveis e permitindo, enfim, a realização deste grande sonho que é a compra de um lote.
Demanda menor
A não ser que o seu lote seja próximo à praia, em uma região turística ou de veraneio, a tendência é que a demanda seja menor durante o mês de janeiro.
Como as pessoas a priori estão viajando e aproveitando as férias, o mercado imobiliário costuma apresentar um ritmo mais lento no período, com menos concorrência entre as empresas, mas uma maior margem de negociação e melhores oportunidades para os clientes.
Esta, portanto, é a grande deixa para você aproveitar e comprar o seu lote de uma vez!
Conheça os lotes Soma Urbanismo
Agora que você já sabe todos os motivos para planejar ou comprar o seu lote ainda no mês de janeiro, não deixe de conferir todos os empreendimentos Soma Urbanismo disponíveis.
Seja no Espírito Santo ou na Bahia, na Soma você encontra a melhor qualidade e infraestrutura, junto das melhores condições de compra.
